qua, 8 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Escola Dr. Sílvio Ribeiro recebe Moção de Aplausos no Congresso Nacional

Projeto “Trilhas do Coração” é reconhecido em Brasília por preservar a cultura gaúcha

Embarcaram ontem (11) para Brasília, em missão oficial da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc/RS), estudantes e professoras do projeto Trilhas do Coração, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Silvio Ribeiro. O grupo cumpre agendas nos Ministérios da Cultura e da Educação e receberá, no Congresso Nacional, uma Moção de Aplausos do Parlamento Federal, proposição do deputado federal Elvino Bohn Gass.

Todos os custos da viagem foram custeados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, devido ao caráter oficial da missão. O deputado Bohn Gass acompanha o trabalho realizado pela escola, que se tornou referência em iniciativas que valorizam a cultura e a tradição gaúcha.

O projeto homenageado recebeu, em 2024, voto de congratulações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, além de uma medalha concedida, neste ano, pela Assembleia Legislativa do RS.

Intitulado Trilhas do Coração, o trabalho promove encontros entre estudantes e trabalhadores rurais ou profissionais ligados a ofícios que preservam a tradição gaúcha. Nessas conversas, os entrevistados indicam músicas que representem suas trajetórias de vida, o que leva os alunos a aprofundarem-se no cancioneiro regional. A iniciativa busca unir quem vive a tradição e quem a mantém viva através da música.

O resultado já gerou, no primeiro ano, a publicação de um livro (2024), seguido de uma revista (2025) e uma websérie disponível no YouTube.

Participaram da viagem as alunas: Andressa Vieira, Manuele Ribeiro, Rithieli Menezes, Gabrielli Pires, Luiza Machado e Heloise Carreiro, acompanhadas da coordenadora do projeto, professora Cibele Sheervensquy, além das professoras Cilene Viviene e Lauren Teixeira, e da diretora da escola, Luciana Harden.

“Representar a educação pública gaúcha é um motivo de grande emoção para todas nós. Antes de chegarmos aqui, abrimos muitas porteiras campo afora. Esta é uma oportunidade única e, entre todos os trabalhos que realizamos na escola, esse é o mais especial. Fazemos com amor e dedicação porque acreditamos que a nossa cultura deve ser preservada e passada às futuras gerações”, destacou a estudante Andressa Vieira.

Operativo “Norte seguro” en diversas rutas de Rivera

Con el objetivo de brindar seguridad en el departamento de Rivera, se llevó a cabo el “Operativo Norte Seguro” en rutas N° 5, 26, 27, 28, 29 y 30. En la oportunidad se realizó el despliegue de las Unidades Intervinientes, Seccional 2°, 3°, 4°, 5°, Unidad de Respuesta y Patrullaje Rural, Grupo de Respuesta Táctica, Equipo K-9 de la Jefatura

Deputado Afonso Hamm pede auditoria do TCU  nos Bancos e Cooperativas por restrição ao Crédito Rural e irregularidades

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, dia 8, requerimento de autoria do deputado federal Afonso Hamm que reivindica ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma investigação nos agentes financeiros (bancos e cooperativas) que operam a Política Nacional de Crédito Rural. O requerimento, aprovado por unanimidade com