sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Urcamp: abertura do Congrega traz debate sobre o novo contexto educacional

O ano de 2018 foi de surpresas e inovações para a Urcamp, dentre elas o reconhecimento pelo Ministério da Educação com a nota máxima 5, na avaliação institucional. Ainda em clima de festividade, na semana dos dias 22 a 26 de outubro, ocorre o Congrega Urcamp 2018, trazendo aos estudantes, acadêmicos, professores e profissionais um clima de pesquisa e conhecimento, com o tema “Educação e Desenvolvimento Regional”, que faz referência à importância dos agentes de transformação e inovação. A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 22.

A solenidade que dá início oficialmente ao Congrega Urcamp 2018 aconteceu no Salão de Atos da Urcamp, e a mesa foi composta pela magnífica reitora da Instituição e presidente da Fundação Attila Taborda, professora Lia Maria Herzer Quintana, juntamente à vice-reitora, professora Núbia Juliani, à coordenadora geral do Congrega e pró-reitora de inovação, pós-graduação, pesquisa e extensão, professora Elisabeth Drumm, à coordenadora da Feira das Profissões e pró-reitora de ensino, professora Virgínia Dreux, à coordenadora Acadêmica do evento, professora Súsi Barcelos e Lima e à palestrante da noite, Drª Laura Habckost.

Concentrado no Campus Central, em Bagé, o evento é palco também para dois lançamentos importantes: o Guia de Cursos da Urcamp e a campanha do Vestibular de Verão 2019. Segundo a reitora Lia Quintana, “o Congrega é um evento que a cada dia se reinventa. Só neste ano foram 58 inscrições na Mostra de Iniciação Científica Jr. (direcionada a alunos de ensino médio); vocês conseguem ter noção do que isso significa para nós, enquanto instituição?”, questionou.

A abertura dos trabalhos e da primeira noite ficou por conta da palestra da doutora em educação Laura Habckost, professora da Unisinos, que trouxe a docência como criação e os desafios na sala de aula universitária como tema principal de sua fala.

Ao propor reflexões e citar estudiosos do meio acadêmico, Laura atenta para o fato que denomina como “saberes experienciais – repertório cultural”, em que afirma que a vida torna-se mais interessante e rica em experiências porque existem pontos de conexão, bem como salienta que a arte é eficaz como elemento para pensar a docência.

Quais são as marcas que eu deixo no meu aluno?”. Ainda sobre isso, a professora deixa claro que a contemplação (de fast-foods pedagógicos) são, como dizia Foucault, um dos “perigos do nosso tempo”. “Não estou dizendo para aceitar qualquer coisa, como se aquilo fosse salvador. Inovação não significa, porém, negar a tradição, e sim reescrevê-la, sem com isso tornar-se um showman, conclui.

Texto e Fotos: Divulgação/Urcamp

Deputado Zucco cumpre agenda em Santa Catarina para conhecer boas práticas de gestão

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL), esteve nesta quinta-feira (28) em Florianópolis (SC), onde participou de uma série de reuniões e encontros institucionais com autoridades estaduais e parlamentares. A iniciativa faz parte de um movimento do parlamentar para conhecer de perto boas práticas de gestão adotadas em diferentes unidades da federação. Experiências semelhantes já

11 años a la cárcel el brasilero que asesinó al hombre de 33 años en Rivera

El mismo fue detenido por parte de efectivos de la URP de la Policía de Rivera Finalmente en horas de la tarde de este jueves 28 de agosto se llevó adelante la respectiva instancia judicial en la cual la Justicia uruguaya condenó mediante acuerdo abreviado al hombre de nacionalidad brasilera de 22 años de edad, que en la madrugada de