No Dia dos Pais, é comum celebrar as conquistas de quem nos guia e nos ensina ao longo da vida. Para Mauro Lesina, comerciante dedicado, este é um momento para reconhecer o trabalho árduo e discreto que ele realizou para garantir o bem-estar de sua família. Pai de cinco filhos: Mateus, advogado, Bruna, educadora física, Lucas, dentista, Luiza, fisioterapeuta, e Mônica, estudante do 3º ano do ensino médio. Mauro é um exemplo de como dedicação e carinho podem formar não apenas um negócio de sucesso, mas uma família unida e cheia de valores.
Para os filhos, Mauro é a personificação da generosidade. Desde sempre, ele fez de tudo para ajudar quem estava ao seu redor. “Ele sempre dava um jeito de ajudar, mesmo quando não podia. Tem um dom incrível de enxergar o melhor nas pessoas, especialmente nas mais humildes”, afirmam. Além disso, uma de suas maiores qualidades é a escuta atenta, que ele exerce com maestria. Os filhos lembram que ele era capaz de tirar notas musicais de qualquer instrumento apenas ouvindo. Um talento que, para eles, simboliza sua paciência e o quanto ele estava sempre disposto a ouvir e entender.
Crescer com um pai comerciante foi uma experiência que marcou profundamente a trajetória dos filhos. Para eles, o armazém de Mauro não era apenas um comércio, mas um verdadeiro ponto de convivência, onde valores como empatia, respeito e comunicação genuína estavam presentes no dia a dia. “Aprendemos muito sobre como tratar bem as pessoas e como ser empático”, dizem. Para Mauro, o comércio sempre foi mais do que uma maneira de sustentar a família, foi um espaço de ensino, onde ele passou adiante lições sobre humanidade e respeito.
Essa visão de trabalho e de vida também se refletiu nas escolhas profissionais dos filhos. Cada um, seguindo o exemplo do pai, encontrou seu caminho com base nos valores de cuidado e respeito ao próximo que ele sempre pregou. “Ele nos mostrou que não precisamos de muito para ser pessoas de valor”, afirmam. As escolhas profissionais, para eles, nunca se resumiram a um simples ganha-pão, mas sempre buscaram fazer a diferença na vida de outras pessoas, como Mauro fez por tantos anos em sua comunidade.
Apesar da carga pesada de trabalho, Mauro sempre fez questão de estar presente na vida dos filhos, ainda que não estivesse fisicamente o tempo todo. Ele se fazia presente nas pequenas ações, como quando desembaraçava os cabelos das filhas com paciência e carinho. “Ele participava do nosso dia a dia à sua maneira, mas sempre muito presente no que realmente importava”, relatam. Para eles, ele foi, e continua sendo, um exemplo de dedicação e de amor incondicional.
Neste Dia dos Pais, os filhos deixam para Mauro a seguinte mensagem: “Pai, você é um baita pai. Mesmo nos momentos em que estava mais distante, a gente sempre se sentiu amado e cuidado. Somos muito gratos por tudo o que fez por nós e pelo exemplo de vida que deu. Temos muito orgulho da nossa família e somos felizes em fazer parte da nossa própria ‘Turma da Mônica’”, finalizam.