qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Na Subcomissão para Retomada dos Negócios, entidades relatam que empreendedores gaúchos estão desamparados

Sob a coordenação do relator Rodrigo Lorenzoni, a Subcomissão de Acompanhamento da Retomada dos Negócios após a Enchente de 2024 se reuniu tarde desta segunda-feira (04), na ALRS.

Entre os participantes convidados para esse primeiro encontro, estavam o deputado Felipe Camozzato; Augusto Martinenco, gerente de Competitividade Setorial no SEBRAE RS; Adriano Beuren, coordenador de Relações Governamentais da Fecomércio-RS; Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do RS; Diogo Bier, coordenador de Articulação Parlamentar; e Ricardo Ritter, diretor do Ritter Hotéis.

A reunião iniciou com o gerente do Sebrae apresentando pesquisa de impacto dos eventos climáticos registrados no RS em 2024. Além do dado mais importante – 54% dos negócios não voltaram a operar normalmente depois da enchente – a pesquisa também apontou os principais desafios dos empreendedores gaúchos: captação de novos clientes e organização da gestão do negócio.

Fecomércio e Federação Varejista também apresentaram trabalhos sobre a ‘Situação das Empresas Gaúchas após as Enchentes’ e sobre a ‘Inadimplência de Pessoas Jurídicas’. Há consenso entre as entidades de que os empreendedores estão desamparados e que faltam clientes para comprar, devido ao empobrecimento da população. Com relação ao aumento na quantidade de empresas com pendências, endividadas e inadimplentes, entre as causas foram citadas a falta de crédito para a retomada e as tributações inadequadas.

Para Rodrigo Lorenzoni, ficou muito claro que o apoio governamental foi insuficiente e que será necessário buscar caminhos e alternativas para que as empresas gaúchas possam efetivamente ser amparadas. “Esse é o objetivo da comissão, vamos ouvir o setor produtivo do estado e depois apresentar e cobrar ações dos governos estadual e federal. Nossa economia precisa ser retomada de maneira consistente e efetiva o mais rápido possível, pois afinal de contas é ela que sustenta o nosso estado”, afirmou o deputado.

A próxima reunião da Subcomissão para Retomada dos Negócios será realizada dia 18/08, em Alvorada.

Foto Rodrigo Savedra

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con