qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Tábua de ponte perfura ônibus escolar em Pampeiro

Segundo 19ª CRE, ninguém ficou ferido
Foto: redes sociais

Uma ocorrência envolvendo um ônibus escolar gerou preocupação. Uma tábua solta de uma ponte localizada na comunidade de Pampeiro, interior do município, se desprendeu e perfurou um veículo contratado pelo Estado para transporte escolar. O acidente ocorreu nesta semana, quando a motorista seguia para buscar os alunos da E.E.E.F. Pedro Comas, no final do turno.

Segundo relato do vereador Sargento Doze (Podemos), além do tanque de combustível – que contém material inflamável e poderia ter causado uma explosão –, as madeiras também atingiram os bancos destinados às crianças.

A situação foi denunciada publicamente pelo vereador Doze, que usou as redes sociais para criticar duramente a condução do caso pelas autoridades:

“É melhor me tirar do cargo, ou vou continuar tentando ajudar a população! 2x avisei… Parece normal para o governo. Vão dizer que só tinha uma criança dentro, filho de alguém do interior… Quem se importa??????”, publicou o vereador […] As madeiras soltas da ponte perfuraram o tanque de combustível do ônibus escolar, poderia ter explodido o veículo! Também perfuraram os bancos onde as crianças sentam!”

Procurada pela reportagem, a coordenadora regional da Educação (19ª CRE), Ana Alice Campgnaro, confirmou o ocorrido, mas minimizou os impactos sobre o funcionamento do serviço:

“O veículo presta serviço para a rede estadual e atua em itinerário da E.E.E.F. Pedro Comas, na Comunidade de Pampeiro. Só estava a motorista no veículo, que ia buscar os alunos. Houve prejuízo financeiro para a empresa, mas o serviço segue normalmente com a substituição do veículo, sem prejuízos de acesso e/ou pedagógicos aos estudantes.”

Em nota, o secretário municipal de Agricultura, Edu Gutebier, afirmou que a ponte passou por manutenção recentemente:

“A ponte passou por manutenção no dia 13 de maio deste ano, com substituição e reforço das tábuas, assegurando melhores condições estruturais e de segurança para veículos leves e médios. Atualmente, ela está em boas condições para esse tipo de tráfego. Para veículos acima de 9 toneladas, existe um desvio que deve ser utilizado para garantir a segurança dos usuários.”

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con