sáb, 30 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Equipe Santanense se Destaca em Competição Estadual de Capoeira

Equipe santanense

Porto Alegre, RS – O II Jogos Estudantis Abertos de Capoeira – Abadá movimentou o Ginásio do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, no último sábado, 19 de julho. O evento, idealizado pelos professores “Véio” e “Coelha”, reuniu centenas de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da Capital, Região Metropolitana, interior do Estado, e de cidades de Santa Catarina e do Paraná, reforçando o papel da capoeira no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

A iniciativa destacou como a capoeira, uma genuína expressão cultural brasileira, vai além da atividade física. Durante as atividades, ficou evidente a forma como a prática estimula corpo, mente e espírito, oferecendo benefícios físicos, sociais e emocionais aos participantes. Mais do que isso, os jogos promoveram a socialização, a disciplina e o respeito mútuo, ensinando os pequenos a interagir de forma cooperativa e civilizada, respeitando as regras do jogo.


Destaques e Oficinas Culturais

Entre os grandes nomes do evento, esteve presente o mestre Morcego, coordenador da Abadá-Capoeira na Região Sul e capoeirista com mais de quatro décadas de experiência. Outro destaque foi a instrutora Perla, vinda do Rio de Janeiro, que contribuiu significativamente com oficinas abertas ao público, enriquecendo a experiência dos participantes.

Perla é integrante do Jongo da Serrinha, um dos mais importantes núcleos de jongo do Brasil, localizado no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. Sua participação nos Jogos Estudantis trouxe uma dimensão cultural extra, ao apresentar o jongo, uma dança de matriz africana com origens nas regiões do Congo e de Angola. A manifestação cultural chegou ao Brasil com os africanos escravizados, especialmente aqueles que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar no Sudeste do País.


Santana do Livramento Brilha com Equipe Coordenada por Graduado Quadrado

A cidade de Santana do Livramento foi um dos grandes destaques da competição, com uma equipe coordenada pelo Graduado Quadrado, que conquistou importantes vitórias e participações. Os atletas santanenses demonstraram talento e dedicação nas diversas modalidades dos jogos.

Entre os vencedores da equipe de Santana do Livramento, estão:

  • Davi Rodrigues Pereira: Destacou-se com o prêmio de Melhor Corda Crua e pela sua participação notável.
  • Maurício Gutierrez: Conquistou o título de Melhor Corda Crua e Amarela, além de sua participação no evento.
  • Clarissa Bougleux Maia: Foi a Campeã em sua categoria, levando os prêmios de Melhor Corda Crua e Amarela.
  • Nicolas Kauã da Silva Garcia, conhecido na capoeira como Quero-Quero: Brilhou como Destaque da Competição, sendo Campeão e reconhecido pelo Melhor Jogo de São Bento Abadá. Ele também recebeu o prêmio de Melhor Corda Amarelo e Laranja e teve uma participação expressiva.

A equipe santanense também foi composta pelos alunos Pedro, Greice, Juner, Alan e graduado monge e alunos peixe, que, embora não estivessem nas categorias de premiação principal, tiveram uma participação fundamental nos cursos e oficinas oferecidos durante o evento, aprimorando suas técnicas e conhecimentos na capoeira.

O evento, que ocorreu das 14h às 18h, teve entrada gratuita, com o público sendo convidado a doar um brinquedo novo ou em bom estado e um pacote de chocolate “Bis”, o que certamente resultou em um grande volume de arrecadações para causas sociais.

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da