Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
FOLHA DE S.PAULO – Lula diz que negociará com Trump; se falhar, retaliação será focada
O GLOBO – Governo mira patentes e bens culturais em reação ‘pontual’ a tarifaço de Trump
O ESTADO DE S.PAULO – Brasil adia resposta a tarifaço e avalia quebrar patente de remédios
CORREIO BRAZILIENSE – Lula articula reação aos EUA e diz que Trump desrespeitou o Brasil
Valor Econômico – Brasil poderá ir à OMC e usar Lei de Reciprocidade, diz Lula; governo avalia mudanças em patentes
Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia
Embate – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou nesta quinta-feira (10) de afronta ao país a carta publicada por Donald Trump em que o americano anuncia uma sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros. O petista afirmou que, primeiro, tentará negociar as tarifas —mas que, se isso não funcionar, será colocada em prática a reciprocidade. Lula disse que o americano demonstra desconhecer a relação comercial entre os dois países, que ele precisa respeitar a Justiça e que as empresas de tecnologia devem obedecer às leis brasileiras. Apesar da declaração do petista, auxiliares no Palácio do Planalto e no Itamaraty afirmam que, em caso de necessidade de retaliação, o governo não deve optar por uma tarifa linear contra os EUA. Aplicar uma sobretaxa traria consequências econômicas indesejadas. Uma opção seria a chamada retaliação cruzada sobre serviços e propriedade intelectual, como licenças farmacêuticas e do setor audiovisual (como filmes e séries). “Podemos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), propor investigações internacionais, cobrar explicações. Ao mesmo tempo, Lula e aliados deram sequência nesta quinta à estratégia de associar o tarifaço e suas consequências econômicas a Jair Bolsonaro (PL) e outras lideranças da oposição, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula afirmou que Eduardo Bolsonaro influenciou Trump a adotar tais medidas, como retaliação às investigações contra seu pai. Um dia depois de o presidente americano Donald Trump anunciar a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, um total de 58 contêineres frigoríficos carregados com cerca de mil toneladas de peixes deixaram de embarcar em navios com destino aos Estados Unidos.
Congresso quer intermediar negociação – O Congresso reagiu à decisão do presidente Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre às exportações brasileiras para os Estados Unidos. Em nota conjunta, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos–PB), defenderam a diplomacia como resposta prioritária, mas advertiram que o Brasil dispõe de instrumentos para proteger a economia, como a Lei da Reciprocidade. “O Congresso acompanhará de perto os desdobramentos. Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza”, destaca a nota.
Influência do clã Bolsonaro – Para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, o tarifaço é resultado da influência de aliados de Bolsonaro junto ao governo Trump. “Constatamos que o clã Bolsonaro trabalhou contra o Brasil mais uma vez. Quando governou o país, o ex-presidente trabalhou contra o Brasil na época da pandemia de covid, com mais de 700 mil mortos. No meio ambiente, aquele governo teve maior desmatamento já registrado. Do lado institucional, aquele governo tentou dar um golpe de Estado e, agora, mesmo estando fora do governo, o clã Bolsonaro ataca a economia prejudicando empresas e empregos”, acusou, após o evento do lançamento do Carro Sustentável.
Reação de Tebet – Entre os ministros, as manifestações são de que Trump atacou a soberania brasileira e que isso não deve ser tolerado. Uma das mais enfáticas foi Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), que em publicação no X (antigo Twitter) disse que “é hora de diplomacia, de senso e de consenso, sim, na defesa do Brasil, mas é hora de fazermos isso juntos, unidos, como uma única família, deixando de lado as diferenças políticas e de ideologia, na defesa, intransigente, do nosso país”. E ainda alfinetou os bolsonaristas que fizeram manifestações favoráveis a Trump e colocando a culpa na crise no governo. “Isto, sim, é que é ser patriota. Dar luz e vida soberana ao Brasil, a favor dos brasileiros”, provocou. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também colocou o tarifaço na conta de Bolsonaro e do filho 03. “A única explicação plausível para o que foi feito ontem (quarta-feira) é porque a família Bolsonaro urdiu esse ataque ao Brasil, com um objetivo específico, que é escapar do processo que está em curso”, acrescentou o ministro. Haddad afirmou, ainda, que é também o momento de todos — setor produtivo e agronegócio — estarem unidos. Segundo ele, empresários afetados pelo tarifaço americano estão procurando Lula em busca de solução por um problema, conforme o ministro, “cria do por uma família.
Comemorando ação de Trump – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) estiveram juntos, ontem, para um almoço em uma churrascaria, na região de Vicente Pires, Distrito Federal. O encontro foi publicado nas redes sociais do ex-chefe do Planalto. Nas imagens replicadas na internet, eles também aparecem tirando fotos e cumprimentando apoiadores. Essa é a primeira agenda do político após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que as exportações de produtos do Brasil para os EUA serão taxadas em 50%. No início do mês, Bolsonaro havia cancelado todos os seus compromissos por questões de saúde e afirmou que permaneceria em casa de repouso.
Troca aí, tá okay? – Os bolsonaristas começaram uma campanha nas redes sociais no sentido de trocar a votação do projeto de “anistia ampla geral e irrestrita” pela redução das tarifas que Donald Trump impôs ao Brasil. Alguns dizem com todas as letras que, “sem o Itamaraty”, colocarão os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sentados na Casa Branca para negociar essa redução, desde que pautem a anistia. Os parlamentares hoje trabalham para separar as questões políticas dos acordos comerciais.
Por falar em Bolsonaro… – Os mais próximos a Jair Bolsonaro torceram o nariz para o almoço do ex-presidente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Essa turma bolsonarista raiz tem dito que o chefe do Executivo de SP não faz gestos para soltar os que estão presos nem se mexe para ajudar o ex-presidente a reconquistar o direito de ser candidato.
A força delas – Além de Maria Marluce Caldas para o STJ, Lula decidiu nomear Estela Aranha para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é assessora da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e, inclusive, integra o grupo criado na Corte para aprimorar o combate à desinformação sobre o processo eleitoral.
Hora de manter a calma – Parlamentares têm avaliado que a decisão de Donald Trump em taxar os produtos brasileiros em 50% é “fogo de palha”. Como o presidente norte-americano ameaçou outros países e recuou, deputados acreditam que o modus operandi dele é “explodir”, e a resposta deve ser a negociação depois do estresse. A nota conjunta dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados tem exatamente esse tom.
Recado do Congresso – Caso o Congresso aprove a isenção do imposto de renda, parlamentares acreditam que as Casas darão um recado ao povo brasileiro de que o Congresso não está contra ele. “Estaremos aprovando justiça tributária e aumento real de salário”, defende um deputado.
Queimou a largada… – Secretário de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando divulgou um card nas suas redes, “Para o Brasil voltar a dar certo, Tarcísio presidente, Ricardo Nunes governador”, com os índices de uma das últimas pesquisas do Instituto Paraná.
… e incomodou muita gente – A postagem irritou especialmente os bolsonaristas, decepcionados com a falta de consideração do prefeito com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em especial, o vice-prefeito Coronel Melo Araújo, indicado por Bolsonaro. O vice tem sido escanteado, conforme avaliam os aliados do ex-presidente.
As consequências – Depois desse post, muitos bolsonaristas garantem que, se Tarcísio concorrer à Presidência, não será Nunes o candidato do bloco conservador.
Sexteto – Como a comissão especial do IR foi convocada de última hora, a presença ficou prejudicada. A maioria dos deputados recorreu ao sistema remoto e apenas seis parlamentares estavam presentes, quatro deles sendo do PT.
Lira busca discurso para 2026 – Interessado numa eleição majoritária no próximo ano, mais especificamente um mandato de senador, o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) trabalha para conseguir transformar seu relatório sobre a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil no principal discurso de campanha em 2026. A ideia dos aliados é de que ele consiga, a partir daí, alavancar uma campanha ao Senado com o argumento de que “ajudou a aprimorar o texto do governo e promover justiça social”. E, de quebra, ainda leva algum apoio do empresariado por garantir no seu parecer a “neutralidade fiscal”.
Só tem um probleminha – A garantia de uma candidatura majoritária com mais chances de sucesso para Arthur Lira ainda não está posta. A construção entre o clã de Renan Calheiros e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, está feita. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou aos alagoanos que oficializará a procuradora Maria Marluce Caldas, tia do prefeito, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Assim, JHC não deve permanecer na prefeitura, voltar para o PSB e apoiar a candidatura do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governo estadual. Dia desses, no corredor do Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou para quem quisesse ouvir: “Ele (Arthur) quer a volta do senador biônico”. O termo “senador biônico” foi forjado no período da ditadura militar, na época da edição do pacote de abril de 1977, que, entre outras medidas, permitia que parlamentares fossem indicados pelo presidente da República, sem o voto popular. Ou seja, não eram eleitos e, sim, nomeados.
Mulheres no TSE e no STJ – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na noite de ontem, a nomeação da advogada Estela Aranha para compor a vaga de ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a indicação da procuradora do Ministério Público de Alagoas (MPAL) Maria Marluce Caldas para assumir uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ). No mesmo ato, o chefe do Planalto também reconduziu Floriano de Azevedo Marques para a Corte Eleitoral.
Ato muda alvo – O ato programado por movimentos de esquerda e o PT para defender políticas econômicas do governo Lula, nesta quinta-feira (10), redirecionou o foco também para as tarifas de 50% ao Brasil anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Realizado em frente ao Masp, na avenida Paulista, na região central da capital, inicialmente o protesto mirava o Congresso e o centrão, de forma mais ampla, para pressionar pela taxação dos mais ricos, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000 mensais e pelo fim da escala 6×1 de trabalho. No entanto as tarifas anunciadas por Trump nesta quarta (9) fizeram com que os manifestantes passassem a protestar também contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontado como uma figura que atua apenas em defesa própria e contra os interesses do país. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiador tanto de Bolsonaro como de Trump, também virou um dos alvos da manifestação e foi xingado durante o ato. Segundo o Monitor do Debate Político do Cebrap, o público presente ao ato foi de 15 mil pessoas. O cálculo é feito por meio de imagens aéreas e ferramentas de inteligência artificial. No protesto bolsonarista do último dia 29, o mesmo grupo apontou a presença de 12,4 mil pessoas.
Briga de pai e filho – Em meio a esforços da família Bolsonaro para se descolar do tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil, um tema tem dividido pai e filho: a anistia. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro tem defendido que o pai não deve aceitar o projeto de anistia alternativo que vem sendo costurado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Para o deputado federal, a única anistia que deve ser aceita é um projeto amplo e irrestrito que beneficie, inclusive, seu pai. Membros da cúpula do PL, partido da família, relataram à coluna que Eduardo trabalhou nos últimos dias para convencer o pai a não dar apoio ao projeto alternativo da anistia. O argumento de Eduardo foi o de que, se Trump visse a proposta aprovada no Congresso, desistiria de sanções que sua gestão supostamente aplicará contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Parlamentares do PL, no entanto, relataram que Bolsonaro atendeu aos apelos dos correligionários da legenda e adotou postura divergente do filho. Eles afirmam que o ex-presidente segue dando aval para a proposta intermediária que só beneficia os presos do 8 de janeiro.
Taxação de Trump fortalece Lula e nacionalismo – A decisão de Trump de taxar produtos brasileiros em 50% impulsiona um discurso nacionalista que pode favorecer Lula, segundo analistas. A esquerda brasileira, anteriormente desinteressada por temas nacionalistas, pode agora explorar esse sentimento, retratando a oposição como “entreguista”. Experiências semelhantes em países como Canadá, México e Austrália mostram que o “efeito Trump” pode fortalecer governos ao unir a população em defesa da soberania nacional, colocando a oposição na defensiva.
Nas redes, governistas vencem primeiro ‘round’ – O anúncio de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros gerou intenso debate nas redes sociais, destacando-se termos como “soberano” e “reciprocidade”. Lula superou Bolsonaro em interações, defendendo soberania nacional e criticando a medida. Estudos da FGV e Arquimedes mostram que o discurso governista prevaleceu, enquanto a oposição se dividiu. A crise foi usada pelo governo como ativo político, reforçando a narrativa contra o protecionismo americano.
The Guardian fala em destempero de Trump – A imprensa internacional ecoou o anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que os Estados Unidos vão impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Em um artigo atualizado em tempo real, o jornal britânico The Guardian chamou a carta de Trump de “destemperada” e ressaltou que o documento difere dos anúncios tarifários anteriores. “Até agora, as cartas tarifárias de Trump têm sido quase idênticas, mudando pouco mais do que os nomes de países e líderes e tarifas, mas a carta destemperada endereçada ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é marcadamente diferente”, escreveu a mídia britânica, que também comparou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 à invasão do Capitólio por apoiadores de Trump em 2021.
Atenção – Integrantes da cúpula do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, fizeram vista grossa ao abalo que o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou entre alguns setores aliados do bolsonarismo, e mantiveram a aposta de que o mais prejudicado com essa crise será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um representante que tem interlocução nas estratégias do PL disse à Coluna do Estadão que trabalha com dois cenários. No primeiro, a curto prazo, prevê um impacto grande na economia. E, nas entrelinhas, embora não admitam, os bolsonaristas adotam a lógica do “quanto pior melhor”. Como a carta de Trump já elevou o dólar, essa ala estima que, em breve, haverá também aumento dos juros e da inflação. Com a alta dos preços nos supermercados, o eleitor passará a reprovar mais a gestão petista e o governo Lula ficará com o ônus. Dessa forma, os “porta-vozes” do bolsonarismo reforçarão o discurso nas redes de que “a culpa é do Lula”. No segundo panorama, a avaliação é que se essa narrativa não funcionar, Jair Bolsonaro poderia entrar em campo e “colher os louros” como “salvador da pátria”. Ele ou o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) poderia servir de ponte para abrir diálogo com o presidente norte-americano e tentar chegar a um acordo com os EUA. Nesse caso, o ex-presidente alardearia que o prejuízo foi revertido graças a uma ação dele.
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3156
Dia 11 de Julho de 2025, Sexta-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia Nacional do Socorrista
Dia Mundial da População
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 11° Máx 24° (Belo Horizonte-MG)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,72% R$ 5,54
💶 Euro ⬆️ 0,51% R$ 6,48
📊 Ibovespa ⬇️ 0,54% 136.743 pts
🪙 Bitcoin ⬆️ 2,97% R$ 629.766,00
💲IPCA ⬆️ 0,24% Junho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Junho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 593,93
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷🇺🇸 Brasil diz à embaixada que carta de Trump é ofensiva e “devolve” documento; encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, voltou a ser convocado novamente pelo Itamaraty para confirmar tarifaço de Trump; documento não havia chegado formalmente
🇧🇷👥 Congresso cobra Itamaraty e quer Brasil com vaga na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos); eleição ocorre nesta sexta-feira (11); governo brasileiro fez acordo com o México e abriu mão de cadeira
🚜👥 Agronegócio brasileiro manifesta preocupação à tarifa de Trump; segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), os produtos que serão os mais prejudicados são itens florestais, carnes, café, suco de laranja, açúcar, etanol e produtos de origem vegetal
👥👤Comissão da Câmara convoca Mauro Vieira para explicar visita de Lula a Cristina Kirchner; ao pedir explicações do ministro das Relações Exteriores, o deputado Marcel van Hattem afirmou que o gesto demonstra que a diplomacia brasileira foi usada para propaganda partidária
👥 Oposição protocola pedido de impeachment de Gilmar Mendes por conflito de interesses; os senadores Eduardo Girão e Magno Malta protocolaram um pedido de impeachment contra o ministro do STF na quarta-feira (9); a ação alega conflito de interesses, ativismo judicial e participação indevida em eventos político-partidários; Girão afirma que o país vive um caos institucional provocado pela insegurança jurídica; para ele, há uma inversão de valores, com ministros do STF atuando como se fossem um poder moderador
⚖️ Moraes mantém prisão de Mário Fernandes e “kid preto” na ação do suposto golpe; ministro do STF decidiu manter a prisão preventiva do general da reserva e do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022; a decisão foi tomada na terça (8) e tornada pública na quarta-feira (9)
⚖️ Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) firma acordo para indenizar pacientes que receberam órgãos contaminados com HIV; Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pretende evitar o desgaste de um processo judicial e garantir a reparação imediata às vítimas que receberam órgãos contaminados com vírus em outubro do ano passado
🚔 Sites falsos do Enem: Polícia Federal faz operação contra fraudes que envolveram R$ 3 milhões; crime incluía publicidade enganosa em redes sociais e o uso indevido de sinais públicos do governo federal, do MEC e do Inep, órgão responsável pela prova
🚔 Polícia Federal deflagra Operação Circuito Fechado para desarticular uma facção criminosa apontada como violenta e responsável por matar rivais para assumir controle de pontos de tráfico de droga na Bahia; agentes cumpriram 75 mandados judiciais no Estado, sendo 38 de prisão
🚔 Polícia Federal cumpre mandados em investigação sobre movimentações financeiras suspeitas em Dourados (MS); celulares, computadores e documentos foram apreendidos durante ação que apura tráfico e associação para o tráfico
🛬 Pneu fura e avião faz pouso de emergência em Jundiaí (SP); aeronave que saiu do bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, localizado em Jundiaí, em São Paulo; o pouso aconteceu na noite de quarta-feira (9) e um vídeo mostra o momento da chegada do avião à pista
🚜👥 Agronegócio: Safra de grãos 2024/25 no Brasil deve alcançar 339 milhões de toneladas, segundo o décimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (10); área destinada ao cultivo é de 81,8 milhões de hectares, o que indica um aumento de 2,3% em relação ao ano passado, sendo a soja e o milho os principais responsáveis por esse crescimento
🛳️ Portos brasileiros batem recorde de movimentação de cargas em maio; maior volume de movimentação para o mês também foi registrado para granéis sólidos e cargas conteinerizadas
💲Inflação desacelera em junho, mas acumula alta de 5,35% em 12 meses e ultrapassa teto da meta; a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de junho com alta de 0,24%, levemente abaixo do resultado de maio (0,26%); com este cenário, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, deverá publicar uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando as razões do descumprimento da meta e as medidas previstas para conter a alta dos preços
💲✈️ Ações da Embraer desabam mais de 7% após tarifaço de Trump de 50% ao Brasil; empresa é exportadora de aeronaves aos Estados Unidos, especialmente os modelos de jatos comerciais utilizados para viagens menores dentro do país
💲🛢️Petrobras diz que avalia tarifa dos EUA e deve buscar melhor alternativa; Trump anunciou na véspera que os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil para o país
💰Ninguém acerta as seis dezenas, e prêmio da Mega-Sena 2.886 acumula em R$ 38 milhões para o sorteio do próximo sábado (12); números sorteados: 02, 13, 19, 20, 55 e 59
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
👥🔭 Astrônomos descobrem galáxia fóssil inalterada há sete bilhões de anos; descoberta oferece visão única da história cósmica e adiciona novo objeto à enigmática coleção de “galáxias fósseis”, que permanecem praticamente intactas desde o início do universo
🚀 Cápsula com restos mortais de 166 pessoas cai no mar após reentrar na Terra; missão era da empresa Celestis, especializada em levar entes queridos para o espaço
🦀 Caranguejo gigante reaparece após 100 anos e impressiona pesquisadores; caranguejo-dos-coqueiros é considerado o maior artrópode terrestre do mundo; um grupo de cientistas confirmou o encontro do caranguejo-dos-coqueiros na ilha de Car Nicobar, na Índia; esse é o primeiro registro oficial de achamento da espécie no local desde 1874
🦕🦖 Fósseis encontrados nos EUA dão pistas sobre início da era dos dinossauros; material estava em rochas ricas em cinzas vulcânicas e fornece um retrato de um ecossistema tropical próspero, cortado por rios na borda sul de um grande deserto
ESPORTES
⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 16ª rodada:
CRB 0x1 Coritiba
⚽ Fifa aprova novas tecnologias testadas na arbitragem do Mundial de Clubes; competição contou com inovações como “ref cam” e versão avançada do impedimento semiautomático
🏐👤 Ana Cristina tem lesão no menisco e desfalca o Brasil na Liga das Nações Feminina de vôlei; exames detectam problema no joelho esquerdo, e ponteira está fora da etapa de Chiba, da VNL, contra Polônia e Japão, na sexta-feira (11) e no domingo (13), respectivamente; situação também preocupa para a fase final do torneio e para o Mundial, em setembro
🎾👥 Luisa Stefani é superada na final e fica com o vice-campeonato de duplas mistas em Wimbledon; ao lado do britânico Joe Salisbury, paulista é primeira mulher brasileira a chegar a uma decisão do Grand Slam desde 1967, mas cai diante do holandês Sem Verbeek e da tcheca Katerina Siniakova
🎾 Anisimova elimina Sabalenka em Wimbledon e vai à final de um Grand Slam pela primeira vez; líder do ranking mundial é superada por americana, número 12, que agora espera ganhadora da semi entre Bencic e Swiatek para decidir troféu na grama londrina
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦 Coronel ucraniano é morto em ataque em Kiev; o veículo de comunicação ucraniano Ukraiinska Pravda publicou um vídeo nesta quinta-feira (10) que supostamente mostra o assassinato de um agente de inteligência em Kiev; agência de segurança interna disse que abriu investigação sobre morte do oficial
🇮🇹🇷🇺 Primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni pede sanções mais duras à Rússia; líder italiana recebeu presidente ucraniano em Roma às margens de conferência que trata reconstrução do país em guerra
🇬🇧🇫🇷 Reino Unido e França anunciam cooperação nuclear em visita de Macron a Londres; documento recém-assinado declarará pela primeira vez que os respectivos meios de dissuasão de ambos os países são independentes, mas podem ser coordenados, além de que não há ameaça extrema à Europa
🇵🇹✈️ Portugal relança privatização da companhia aérea TAP, com objetivo de vender quase 50%; Luis Montenegro, primeiro-ministro, disse estar “convencido de que haverá muitas partes interessadas” na venda parcial planejada
🇪🇺🇮🇱 União Europeia (UE) anuncia acordo com Israel sobre ajuda humanitária em Gaza; segundo o serviço diplomático da UE, proposta inclui um ‘aumento substancial no tráfego diário de caminhões com alimentos e itens não alimentícios, e abertura de vários pontos de travessia’ no território da Palestina
🇾🇪 Houthis sequestram seis tripulantes após afundar dois navios; ao menos dez pessoas foram resgatadas perto do Iêmen, após um navio ter sido atacado pelo grupo rebelde Houthis e naufragar do Mar Vermelho, segundo a missão de segurança marítima da União Europeia
🇺🇸🌪️ Ameaça de tornado nos EUA deixa mais de um milhão de pessoas em alerta; área de alerta inclui Omaha, Nebraska, e Sioux City, Iowa
🇦🇷🇺🇸 Argentina costura acordo com EUA que prevê tarifa zero para 80% das exportações; o presidente argentino, Javier Milei, vem costurando desde abril um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, que incluiria a isenção tarifária de 100 bens nacionais, o que representa cerca de 80% das exportações argentinas para o país; o presidente americano, Donald Trump, estendeu a trégua tarifária ao país sul-americano (que terminaria em 9 de julho para todos os países) até 1º de agosto; as informações são do periódico argentino Clarín
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1735: Cálculos matemáticos sugerem que foi neste dia que o planeta anão Plutão se moveu dentro da órbita de Netuno pela última vez antes de 1979
-1789: Jacques Necker é demitido como ministro das Finanças da França, provocando a Tomada da Bastilha
-1801: O astrônomo francês Jean-Louis Pons faz sua primeira descoberta de cometas. Nos 27 anos seguintes, ele descobriria outros 36 cometas, mais do que qualquer outra pessoa na história
-1895: Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière demonstram a tecnologia cinematográfica aos cientistas
-1899: Giovanni Agnelli, um empreendedor italiano, funda a FIAT
-1919: A jornada de oito horas e o domingo livre tornam-se lei para os trabalhadores na Holanda
-1947: O navio Êxodo 1947 segue para a Palestina vindo da França
-1962: Primeira transmissão transatlântica de televisão por satélite
-1973: O voo Varig 820, um Boeing 707, cai perto de Paris, na França, na aproximação para o Aeroporto Orly, matando 123 das 134 pessoas a bordo. Em resposta, a FAA proíbe fumar em banheiros de avião
-1977: Martin Luther King Jr é postumamente condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade
-1979: A primeira estação espacial dos Estados Unidos, Skylab, é destruída quando reentra na atmosfera da Terra sobre o Oceano Índico
-1982: A seleção italiana de futebol derrota a Alemanha Ocidental no Estádio Santiago Bernabéu para conquistar a Copa do Mundo da FIFA de 1982
-2010: A Espanha derrota a Holanda e conquista a Copa do Mundo da FIFA 2010 em Joanesburgo, África do Sul
-2015: Joaquín “El Chapo” Guzmán, um narcotraficante mexicano, escapa da prisão de segurança máxima Altiplano, no México, sua segunda fuga
-2021: Richard Branson, um empresário britânico, se torna o primeiro civil a ser lançado ao espaço por meio de sua espaçonave Virgin Galactic
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉
*11-07 | XP Furla News*
Bom dia,
🔴 Mercados em baixa às 5h45 de Brasília: S&P -0.53%, Dow Jones -0.53%, Nasdaq -0.39% e o índice europeu STOXX 600 -0.81%.
🚨*Terra – Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda.*
“*O que não pode é ele pensar que ele foi eleito para ser xerife do mundo. Ele foi eleito para ser presidente dos Estados Unidos”, afirmou. “Possivelmente o Trump tenha ficado preocupado com a reunião dos BRICS”, disse o presidente.*
🚨 *Estadão – ‘Vou manter o IOF; se tiver um item errado, retiramos’, diz Lula*
O presidente afirmou que vai insistir no aumento do IOF porque, se o governo tiver de cortar R$ 10 bilhões em despesas, *a “tesourada” também vai afetar as emendas parlamentares.*
🚨 *TRUMP & CANADÁ:* Os futuros de ações dos EUA caíram na noite de quinta-feira, *após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de 35% sobre o Canadá a partir de 1º de agosto.*
*🇺🇸 TAXA REFERÊNCIA:* Os investidores aguardam a divulgação mensal do Departamento do Tesouro. A taxa de 10 anos subiu ligeiramente, para 4,346%, e a de 30 anos caiu para 4,865%.
*🇧🇷 MACRO BRASIL: O real depreciou 0,8% no mercado à vista, em R$ 5,54 – lembrando que na quarta-feira o mercado de câmbio já estava fechado quando a tarifa de 50% foi anunciada. A taxa de 10 anos avançou 12 bps, a 13,64%, enquanto a NTN-B longa subiu 1 bp, pagando inflação + 7,09%.*
*Valor – Lula considera ação dos EUA ‘inaceitável’ e diz que recorrerá à OMC*
Lula pregou cautela e disse que o Brasil aplicará a lei da reciprocidade no momento certo se for necessário, mas antes irá recorrer na Organização Mundial do Comércio. “O Brasil não quer brigar com ninguém. Se ele [Trump] ficar brincando de taxação, nós vamos chegar a milhões e milhões em taxação”, afirmou.
*Valor – Parecer de Lira mantém alíquota de 10% para imposto sobre alta renda*
O relator da reforma do Imposto de Renda chegou a falar em reduzir a alíquota para 9% devido à sobra de arrecadação. Mas preferiu distribuir a sobra para compensar Estados e municípios e aumentar a isenção parcial de IR para quem ganha até R$ 7,35 mil por mês.
*O Globo – Governo brasileiro quer atuar com discrição, sem chamar parceiros internacionais para um enfrentamento a Trump*
De acordo com auxiliares do presidente Lula, não há intenção de chamar outros países para formar uma força contra o tarifaço promovido pelo presidente dos EUA. A ideia é agir com discrição, sem bate-bocas e ataques desnecessários.
*Folha – Julgamento no STF que endureceu regras contra big techs impulsionou decisão de Trump de retaliar Brasil*
Para aliados de Trump, a decisão do STF amplia o que eles veem como censura à liberdade de expressão. Isso se somou à contrariedade por decisões emitidas contra empresas americanas, como o Rumble, e à avaliação de Trump de que Bolsonaro sofre perseguição.
*O Globo – Em carta, Galípolo aponta atividade aquecida, expectativas desancoradas e câmbio por inflação fora da meta*
Na carta para justificar o descumprimento da meta de inflação, o presidente do BC citou uma combinação de fatores: atividade econômica aquecida, expectativas de inflação desancoradas, inércia inflacionária e depreciação cambial. Segundo o documento, a inflação pode voltar ao intervalo de tolerância a partir do final do primeiro trimestre de 2026.
*Estadão – Desconto nas contas de luz por bônus de Itaipu pode ocorrer já em agosto*
O processo sobre o tema foi pautado para a reunião de diretoria da Aneel da próxima terça-feira. Cálculos da agência, feitos em março, apontavam R$ 657 milhões em recursos a serem distribuídos.
*O Globo – INSS: aposentados podem aderir a acordo de ressarcimento de descontos indevidos a partir de hoje*
O plano de ressarcimento é resultado de um acordo assinado entre várias instituições e foi homologado pelo STF. O pagamento começa em 24 de julho e seguirá com 100 mil beneficiários recebendo por dia até que todos os casos sejam concluídos.
*Folha – Governo zera imposto para carros compactos menos poluentes*
O chamado IPI Verde é parte do programa Mover. Para os demais veículos, o decreto estabelece um novo sistema de cálculo do IPI, com alíquota-base de 6,3% para veículos de passageiros e de 3,9% para comerciais leves.
*Globo Rural – LCA avança no crédito rural, e estoque deve passar de R$ 700 bi*
Na atual temporada, as Letras de Crédito do Agronegócio deverão seguir como principal fonte de recursos para o crédito rural do país. Segundo o governo, os estoques desses títulos chegarão a R$ 728 bilhões em maio de 2026. Atualmente, o saldo está em R$ 651 bilhões. Desse total, 60% devem ser aplicados em financiamentos ao agro.