Segundo a Metsul Meteorologia, nevoeiro é um fenômeno meteorológico caracterizado pela suspensão de minúsculas gotículas de água no ar próximo ao solo, resultando em visibilidade reduzida.
Ele ocorre com o resfriamento do ar próximo à superfície, que atinge o ponto de orvalho, causando a condensação do vapor d’água. Em Sant’Ana do Livramento, já ocorreram dois acidentes nas últimas horas devido à redução da visibilidade causada pelas baixas nuvens.
A quarta-feira amanheceu com 6° C na Fronteira, e uma forte cerração, que já nas primeiras horas do dia indicava umidade no ar, com uma chuva muito fina. Essas nuvens, que formam-se à noite, podem perdurar no decorrer do dia, principalmente em regiões hidrográficas.
Além dos municípios da Região da Campanha, outras cidades gaúchas também passam por este período climático, como Porto Alegre, na Região Metropolitana, e Uruguaiana, na Região Oeste, tendo sido registrado um acidente envolvendo uma ambulância da Secretaria da Saúde da cidade, que transportava paciente para Rio Grande. O veículo colidiu contra um animal que atravessava a via.
A presença de nevoeiro persistente nas mais diversas regiões do Estado e também países vizinhos, está diretamente relacionada à inversão térmica, um fenômeno atmosférico em que a temperatura do ar aumenta com a altitude, com índices opostos ao normal. Um exemplo disso foram as temperaturas obtidas através de balão meteorológico da Metsul ,em Santa Maria, no dia de hoje, onde mostrava uma temperatura de 9° C no solo, mas entre 400 e 1100 metros de altitude constava quase 13° C.
Mesmo com o tempo nebuloso, a presença do sol é constante nos dias da semana, que às vezes meio tímido, permanece até o final do dia ou apenas por algumas horas no período da tarde.
A temperatura para amanhã é que a máxima fique na casa dos 17° C, e mínima de 5° C, com a predominância da nebulosidade nos próximos 10 dias.