Na manhã desta terça-feira (08), em Estação, cidade no Norte do Estado com 5.924 habitantes, conforme o último Censo (2021), um ex-aluno da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi promoveu ataque com arma branca, tendo causado a morte de uma criança de 09 anos, e ferindo mais duas de 08 anos. A professora, de 34 anos, que tentou salvar os alunos, também foi ferida.
O Prefeito da cidade, Geverson Zimmermann, afirma que o acusado entrou pela porta da frente da escola com a justificativa de “entregar um currículo”, e logo após teria pedido para ir ao banheiro, iniciando o ataque logo em seguida.
De acordo com o site G1 RS, o adolescente foi imobilizado pela população e apreendido pela Brigada Militar.
As duas meninas feridas foram encaminhadas ao hospital São Roque, da cidade vizinha Getúlio Vargas. Uma delas foi liberada com cortes superficiais na cabeça, e a outra foi transferida para o hospital Santa Terezinha, de Erechim, tendo passado por uma cirurgia.
Nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Estação divulgou a seguinte nota de pesar: “É com profunda consternação que a Administração Municipal de Estação lamenta o trágico falecimento de Vitor André Kungel Gambirazi, ocorrido hoje, 08 de julho, aos 09 anos de idade. (…) Desejamos que Deus conceda força e consolo para superarmos este momento tão difícil”. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também expressou solidariedade afirmando: “O que aconteceu não pode ser naturalizado, relativizado ou esquecido”.
A cidade teve suas atividades escolares na rede municipal interrompidas por tempo indeterminado, e a Polícia Civil investiga o motivo do ataque.