seg, 25 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Livramento sediará seminário e fórum para impulsionar desenvolvimento regional

Parque Internacional Foto: Marcelo Pinto/AP

A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul se prepara para um evento crucial que promete moldar o futuro econômico e social da região. Nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2025, a Associação Comercial e Industrial (ACI), localizada na Av. Tamandaré, 2101, centro, será o ponto de encontro para o 1º Seminário Agenda Desenvolve Sant’Ana – 2034 e o 1º Fórum Econômico da Fronteira Oeste.As atividades ocorrerão das 9h às 17h30.

Os eventos têm como foco principal a discussão e consolidação de pautas estratégicas que visam impulsionar o desenvolvimento regional. A iniciativa reunirá lideranças dos setores público, empresarial e acadêmico, com o objetivo de fortalecer a integração entre os municípios da Fronteira Oeste, atrair novos investimentos e estabelecer políticas que promovam a competitividade, inovação e sustentabilidade da região.

A organização enfatiza a importância da participação de todos os convidados, ressaltando que o engajamento no seminário e fórum é um compromisso com o desenvolvimento equilibrado da região. Além disso, a ocasião representa uma oportunidade única para aproximar o governo, instituições de ensino, a sociedade civil e o setor produtivo local. A expectativa é que a colaboração de todos enriqueça os debates e reforce o protagonismo da Fronteira Oeste na agenda econômica do Rio Grande do Sul.
Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM 95.3, o Secretário de Desenvolvimento, Rafael Damasceno, sublinhou a relevância do evento para Sant’Ana do Livramento e região. Damasceno explicou que o seminário anual é uma continuidade do planejamento estratégico lançado há um ano.

“Nosso objetivo é, todos os anos, fazer um seminário para que possamos avaliar como está a execução das ações previstas, melhorar as existentes, incluir novas ações que ficaram para trás, ou mesmo avaliar se alguma ação já não faz mais sentido”, afirmou Damaceno, reforçando que o planejamento estratégico é “móvel”, não estático.

O secretário informou que, inicialmente, foram convidadas todas as pessoas e instituições que participaram da elaboração do planejamento. No entanto, o convite é estendido a toda a comunidade que desejar participar. “Quem quiser estar presente conosco, o seminário acontece na quarta-feira de manhã e de tarde e na quinta-feira de manhã”, disse Damasceno.
Na quinta-feira à tarde, o evento culminará no 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico da Fronteira Oeste, que contará com a presença de lideranças regionais. Nele, serão discutidas pautas comuns aos municípios da região, visando a elaboração de um documento que será levado a instâncias do poder executivo para solicitar apoio na resolução de problemas.

Damasceno também adiantou que, na manhã de quarta-feira, será apresentado o resultado de um dos objetivos do planejamento: o lançamento da plataforma do Núcleo de Estatística Municipal. “Ficou bem bonito, ficou bem bacana, ficou bem interessante. Tenho certeza que todo mundo que usar e que conseguir ter acesso à plataforma vai gostar”, concluiu o Secretário.
As portas do seminário estarão abertas para toda a população de Sant’Ana do Livramento interessada em participar.

DIA DO SOLDADO – 25 DE AGOSTO

  Nesta data, nos quartéis em todo o território nacional, lembramos o nascimento do Duque de Caxias, militar que, de cadete a marechal, dedicou sua vida ao Exército e ao Brasil, inspirando todos nós pelos exemplos de retidão, patriotismo, coragem e dedicação. Inspirados em Caxias, nossos homens e mulheres, diariamente, encaram o desafio de trabalhar pelo Brasil, adestrar-se para a

Nota de solidariedade e indignação

  Manifestamos nossa solidariedade a Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, assim como a toda a família, vítimas de um crime covarde e revoltante em Resende (RJ). A mãe dos parlamentares e seus avós foram feitos reféns dentro de casa, submetidos a mais de uma hora de terror, com arma apontada para a cabeça e a boca tapada com

Ação do TCE-RS gera economia de R$ 18 milhões em licitação de resíduo sólido no município de Cruz Alta

  O trabalho de fiscalização e orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) resultou numa economia estimada de R$ 17,95 milhões para os cofres públicos, a partir da modernização do modelo de contratação dos serviços de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no município de Cruz Alta. A ação do TCE-RS foi realizada com a cooperação do Executivo da cidade.