qua, 16 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

A Câmara de Comércio Italiana do RS está de volta, e voltou para valer

Erasmo Carlos Battistella
Crédito: Edivan Rosa/ Critério

No ano em que comemoramos a história de 150 anos dos nossos bravos antepassados, que desafiaram a incerteza e cruzaram o oceano com a esperança de prosperar na América, a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul retoma os trabalhos com a ambição de fortalecer os laços com a Itália. Temos pela frente três grandes objetivos: atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, auxiliar os associados a expandir negócios na Europa e promover a cultura ítalo-riograndense.

Honrando a história que nos trouxe até aqui, temos o dever de pensar grande. Planejamos colocar em prática algumas das experiências mais bem sucedidas e executadas por reconhecidas câmaras de comércio, como a alemã e a americana. Uma iniciativa viável, por exemplo, é a criação de uma plataforma permanente de conexão empresarial para aproximar startups, empresas e investidores italianos e gaúchos em setores estratégicos como agronegócio, indústria e alimentos de alto valor agregado.

Temos a oportunidade de buscar novos investimentos em áreas tradicionais, como a indústria de móveis e o setor vitivinícola, tão relevantes para a economia da Serra, e negócios emergentes, como a transição energética, processo em que a Itália já é referência e para o qual o Rio Grande do Sul tem vocação. Há bastante espaço também para aprofundarmos os intercâmbios educacionais e culturais, criando novas parcerias com universidades e centros de inovação que ampliem o horizonte de jovens estudantes e profissionais.

Almejamos ser uma entidade que abre portas e gera resultados reais. Para isso, estamos construindo um ambiente plural, que não se restringe a descendentes de italianos – todas as pessoas e empresas são bem-vindas. Temos metas ambiciosas para os próximos anos, como a articulação da vinda de uma missão empresarial italiana ao estado, no primeiro semestre de 2026. Mais adiante, a ideia é replicar o movimento em sentido inverso, levando empresários gaúchos para a Itália em busca de parcerias e investimentos.

A Câmara de Comércio Italiana do RS está de volta – e voltou para valer.

Presidente da Câmara de Comércio Italiana do RS e CEO da Be8

ENTENDA O RELATÓRIO QUE ALONGA AS DÍVIDAS DO AGRO

  Diante dos impactos crescentes causados por eventos climáticos extremos nos últimos cinco anos, com estiagens, enchentes, geadas e tempestades, está na pauta de votação da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5.122/2023, que propõe uma solução para aliviar o endividamento dos produtores rurais. O deputado federal Afonso Hamm apresentou um substitutivo ao projeto, que já está pronto para