sáb, 10 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Servidores terceirizados limpam e fazem manutenção da cidade

O contrato mensal é de 150 mil reais e deverá permitir que, pelo menos, até o final do ano parte da cidade seja atingida com ações de revitalização

No início do mês de outubro, mais precisamente no dia (2), começou o trabalho da empresa contratada para a limpeza da cidade. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, terceirizou o serviço da equipe composta por 40 garis, que atuarão durante 40 horas semanais, das 8 às 22h, de segunda a sexta-feira.
Seguindo o cronograma previsto pela Secretaria de Obras para serviços de varrição manual de calçadas e sarjetas, corte de grama, raspagem das sarjetas, capina manual, limpeza e capina mecanizada de sarjetas, roçada, pintura dos meios-fios e postes. O trabalho iniciou pela Avenida João Goulart, seguiu pela Av. Tamandaré e deverá recorrer as vias do bairro e as vias de acesso aos bairros.
O contrato mensal de 150 mil reais deverá permitir que pelo menos até o final do ano, boa parte da cidade seja atingida com as ações de limpeza e manutenção. De acordo com o Secretário de Obras Ricardo Dutra, a presença ostensiva dos trabalhadores deverá gerar, inclusive, alívio aos servidores lotados na Secretaria de Serviços Urbanos que, dessa forma, terão mais tempo para atuar em outras frentes, onde a mesma ação também é necessária e vem sendo solicitada há bastante tempo pela comunidade.
“O trabalho começou pela BR, que é o acesso principal da cidade, estendemos para a Tamandaré fazendo toda linha divisória e assim que concluir vamos para o centro da cidade, esperamos que quando formos para o centro, a gente consiga dar também uma solução para a pavimentação que não é menos importante. Só para chamar atenção em um dado: a gente já tirou nesses primeiros dias mais de 20 caçambas de terra só das sarjetas. Isso significa 20 caçambas de terra dentro do Arroio Carolina porque essa terra sai pela drenagem e vai parar lá, então a limpeza de certa forma contribui com isso sem falar no dano, quando tem enxurradas e as famílias perdem suas coisas por entupimento e lixo nas bocas de lobo”, destaca o secretário.

Lauren Trindade – [email protected]