seg, 7 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Moradores da Vila Queirolo relatam preocupação com más condições das ruas

Obra não finalizada dificulta o tráfego em dias chuvosos
Fenda no calçamento dificulta tráfego de moradores e veículos (Foto: Renata Lemes/AP)

A Reportagem do Jornal A Plateia, após receber uma solicitação, foi até a Rua Joaquim de Abreu Fialho, na vila Queirolo, em Sant’Ana do Livramento, onde os moradores relatam que estão enfrentando dificuldades de deslocamento em função de uma obra iniciada nas últimas quadras da rua. Na ocasião, os operários precisaram extrair metade do calçamento da via para trabalhar no saneamento.

A remoção ocasionou uma grande quantidade de terra, que nos dias de sol levanta poeira e nos dias de chuva predomina a lama, além de uma fenda no solo, que dificulta a travessia dos moradores.

Em entrevista, um ouvinte da rádio RCC FM residente na localidade (não quis identificar-se) pontuou as dificuldades que enfrenta a cada dia. Proprietário de dois veículos, comentou que já quebrou a roda de um de seus carros tentando entrar na garagem de casa.

Moradores também ressaltam que o local é itinerário de ônibus de transporte urbano, que ao fazer sua travessia causa o congestionamento do outro sentido da via, formando fila de veículos até a rua Vicente Ilha de Vargas, uma via coletora adjacente, que dá acesso à Penitenciária Municipal. Além disso, tem afetado a distribuição de água, que segundo eles, por vezes difere em sua coloração ou ocorre a escassez.

Em decorrência disso, a população da área solicita uma maior atenção dos agentes, observando principalmente em dias de chuva as condições do local, e ressalta que sempre é bem assistida pelos funcionários do DAE e Prefeitura Municipal.

Contraponto:
Procuramos o Diretor de Planejamento do DAE, Bruno Machado, mas ainda não obtivemos retorno.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Aqui no Senado Federal, eu faço oposição ao desgoverno Lula, mas nunca ao Brasil. Assim, estou pronto para conversar e trabalhar em prol de um projeto de nação e de nosso equilíbrio econômico. Ações para atuar face à questão fiscal do País são URGENTES e, para tal, devemos estar acima de quaisquer projetos políticos ou pessoais. O Brasil precisa conter