qua, 2 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Resumo de quarta-feira – 02/07/2025

Germano Rigotto - Foto: Matheus Bopp

 

 

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

CORREIO BRAZILIENSE – Planalto leva IOF ao STF e acirra crise dos Poderes

 

O ESTADO DE S. PAULO – Ida do governo ao Supremo por IOF ameaça isenção maior do IR

 

O GLOBO – Governo vai ao STF, e deputados veem ‘guerra declarada’

 

FOLHA DE S. PAULO – Supremo avalia conciliação entre governo e Congresso na crise com IOF

 

Valor Econômico – Governo entra no STF contra derrubada da IOF e, crise com Congresso se amplia

 

Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes do dia

 

Queda de braço – O cabo de guerra travado pelo governo com o Congresso na crise aberta pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) levou parlamentares a ameaçar uma retaliação ainda maior e contaminou a principal bandeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 2026: a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A apresentação do parecer do deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto, estava prevista para a última sexta-feira, 27, e foi adiada em acordo com o Ministério da Fazenda, diante do acirramento do ambiente político após o Congresso derrubar o decreto de Lula. Autoridades da pasta e líderes do governo no Congresso agem para “salvar” a proposta e garantir a aprovação, mas deputados avisam que dificilmente o texto será votado antes do recesso parlamentar, marcado para começar em 18 de julho. O presidente Lula entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão do Congresso e garantir validade do ato que aumentou o IOF. A ação será relatada pelo ministro Alexandre de Moraes. Líderes do Congresso dizem, nos bastidores, que a crise afetará toda a agenda do governo no Legislativo. O presidente Lula entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão do Congresso e garantir validade do ato que aumentou o IOF. A ação será relatada pelo ministro Alexandre de Moraes. Líderes do Congresso dizem, nos bastidores, que a crise afetará toda a agenda do governo no Legislativo. A medida provisória (MP) assinada pelo presidente com novas medidas de arrecadação, entre elas a taxação de aplicações financeiras e de bets, está ameaçada.

 

Segurança pública – Reunidos em Brasília para a Conferência Nacional da Segurança Pública, secretários de Estado, dirigentes de forças policiais e especialistas na área debatem os principais problemas do setor, principalmente a PEC elaborada pelo governo federal e que tramita no Congresso. Ao Correio, Sandro Avelar, secretário do GDF e presidente do Conselho Nacional de Secretários (Consesp), avalia que o órgão precisa ter representatividade equivalente à do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

 

Lula chama Bolsonaro de ‘frouxo’ por pedir Pix e anistia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “frouxo” por pedir doações aos seus apoiadores e por pedir anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro. A fala ocorreu durante o lança mento do Plano Safra 2025/2026 para a agricultura empresarial, no Palácio do Planalto. “Nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guardem o seu dinheiro para pagar os seus funcionários, eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condena do”, discursou o chefe do Executivo.

 

 

Outra tempestade – O governo pode enfrentar em breve uma nova derrota, desta vez, com a derrubada do decreto que altera a regulação do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a medida. “A norma exige prazos curtos para defesa, atualização cadastral e realização de registro biométrico, desconsiderando as reais condições de acessibilidade, conectividade e suporte técnico enfrentadas por milhões de brasileiros que não dependem desse benefício para sua subsistência”, justifica o autor no texto.

 

Acordos – A bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados diz que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) está sob constante ameaça, mas há uma diferença em relação ao passado: um acordo com o presidente Hugo Motta durante a campanha para a Presidência da Casa dá um pouco mais de segurança. Motta e os deputados do DF acordaram que, se o governo quiser mexer no FCDF de novo, o presidente considerará colocar uma proposta em pauta. Por outro lado, os governistas afirmam que é necessário realizar um ajuste no Fundo.

 

Hoje tem balanço – Com Hugo Motta em Portugal para palestrar no XIII Fórum de Lisboa, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pretende aproveitar a sessão de hoje para fazer uma prestação de contas do primeiro semestre com as “entregas” ao governo. O senador apresentará todos os projetos aprovados, como forma de mostrar que o Executivo não tem muito do que reclamar da produção do Parlamento.

 

A voz do líder – O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), foi incisivo ao chamar seus companheiros de governo — e aqueles que seguem mais afastados —, ao diálogo para solucionar as questões políticas. “Não se resolvem os problemas políticos em redes sociais. É preciso respeito à institucionalidade e às atribuições de cada Poder, sem reações infantis. Hoje, as respostas a um celular que cai no chão é como se o mundo tivesse acabado. Não pode ser assim”, afirmou à coluna.

 

Pede também – Antes da coletiva do governo na Câmara dos Deputados, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), cochichou com o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE). Pediu que ele conversasse com o presidente em exercício da Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), no projeto de Benevides sobre cortes em benefícios fiscais. “Vai no Elmar e pede para ele incluir urgência no seu também”, disse o líder. Na última terça feira, foi votada a urgência do projeto que define regras para isenções futuras.

 

Esgotado – O voo da TAP de Brasília para a capital portuguesa ontem estava lotado de palestrantes do XIII Fórum de Lisboa. Um dos ilustres passageiros foi o procurador geral da República, Paulo Gonet.

 

Ausências – Pelo menos quatro autoridades desistiram de ir ao XIII Fórum de Lisboa. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro do STF Dias Toffoli, que sempre comparece, e a ex-ministra Izabella Teixeira, que tem outro evento na Alemanha. O integrante da Suprema Corte aproveitará o início do recesso para cuidar da saúde.

 

É assim mesmo – Todos os anos, sempre há algumas resistências. Especialmente, as autoridades que contam que não é hora de falar. O momento é de preparar uma negociação para este segundo semestre, que promete ser puxado.

 

Os arrependidos – Não são poucos os membros do governo que olham para trás com um certo ar de que houve um erro de avaliação na hora de escolher o presidente da Câmara dos Deputados no início do ano. Alguns dizem com muita reserva ter certeza de que Hugo Motta (Republicanos-PB) esperaria muito mais para o governo do que tem demonstrado. O parlamentar, porém, ao fazer o decreto do IOF em votação sem avisar da data com antecedência e nem atender telefones de ministros, alterou esse curso. Sempre que puder, apresente se como presidente de um Poder, prega a independência em relação ao Executivo. Essa semana, fez, inclusive, uma exposição sobre isso, citando constitucionalidade, democracia e controle de gastos, na casa do ex-governador de São Paulo João Doria, fundador do grupo Líderes Empresariais (Lide). Nesse contexto, avaliando ministros e outros líderes políticos, o deputado mostra se mais afinado com a oposição e com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que trata Motta como “o filho político que ele não teve”. Nessa toada, será difícil acertar o passo entre o governo e o presidente da Câmara.

 

Veja bem – Depois de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade do decreto do IOF, sem criticar o Legislativo, o presidente fará outro gesto de apreço ao Congresso. Até ontem, a ideia era sancionar sem vetos a ampliação do número de cadeiras na Câmara dos Deputados. E, assim, mostrar aos congressistas que é preciso cumprir as decisões de cada Poder.

 

Poderes debatem desafios em Lisboa – — Parte do poder político e jurídico brasileiro está em Portugal para participar ou acompanhar os debates do XIII Fórum de Lisboa, que neste ano vai tratar de um tema da ordem do dia: o mundo em transformação — direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente. Organiza do pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV), o evento começa hoje e termina nesta sexta-feira.

 

Líder de um dos partidos da base do presidente Lula na Câmara, o deputado Mário Heringer (PDT-MG) afirma que o governo precisa aprender a perder e que deixou escapar uma oportunidade de melhorar as relações com o Congresso ao recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar reverter a derrubada do aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Deputado do PSB, que também integra a base de Lula na Câmara, Duarte Jr. (MA) também critica a decisão do governo de recorrer ao STF. “Enquanto a população enfrenta juros altos e endividamento recorde, o governo insiste em judicializar o que o Congresso, de forma soberana e majoritária, decidiu: aliviar o bolso do consumidor”, afirma. Sob reserva, um deputado do PSD também avaliou que a ação do governo tem o potencial de escalar de forma irreversível a tensão entre os Poderes e prejudicar o andamento do país. Somados, PDT, PSB e PSD têm seis ministérios no governo Lula.

 

Bolsonaro cancela agendas – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou todas as agendas públicas e ficará em “repouso absoluto” durante o mês de julho, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (1º). A decisão foi tomada após consulta médica de urgência. Bolsonaro, 70, apresenta crises constantes de soluços e vômitos, que o impedem inclusive de falar, conforme nota assinada pelo próprio ex-presidente e divulgada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em rede social. “Ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia”, disse o ex-presidente na nota. Mais cedo, Bolsonaro já havia cancelado sua participação no evento de lançamento do PL60+ no Distrito Federal, na Câmara dos Deputados. Nota assinada pelos médicos Claudio Birolini e Leandro Echenique afirma que o objetivo é “garantir a completa recuperação de sua saúde após a cirurgia extensa e internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços”. “Durante esse período, ele ficará afastado de suas atividades habituais, incluindo agendas públicas e atividade político-partidária, retornando tão logo esteja plenamente restabelecido.”

 

Advogado de Bolsonaro diz ao STF que nunca conversou com familiares de Cid – O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Paulo Amador Cunha Bueno negou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que tenha atuado para conseguir detalhes da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. Na última quarta (25), Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouvisse Cunha Bueno e Fábio Wajngarten sobre suposta tentativa de obter informações sobre a colaboração. Segundo o ministro, relatos enviados por Cid e familiares indicam a “suposta prática dos crimes de obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa”.

 

Mudança – Sob pressão política, o governo Lula enfrenta distanciamento do Centrão e críticas crescentes, especialmente após a polêmica sobre o IOF no Congresso. Em resposta, o Planalto troca seu slogan para “justiça social”, visando reposicionar seu discurso para as eleições de 2026. A mudança reflete um foco em pautas populares, como redução da desigualdade e aumento da tributação dos mais ricos. Isso ocorre em meio a tensões com partidos aliados e o agronegócio.

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3147
Dia 2 de Julho de 2025, Quarta-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Independência da Bahia
Dia do Bombeiro Brasileiro
Dia do Hospital

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 25° Máx 31° (São Luís-MA)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,51% R$ 5,46
💶 Euro ⬆️ 0,62% R$ 6,44
📊 Ibovespa ⬆️ 0,5% 139.549 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 1,1% R$ 579.601,00
💲IPCA ⬆️ 0,26% Maio de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Junho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 588,16

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷⚖️ Governo aciona STF para validar aumento do IOF e contesta Congresso: ‘Defesa da separação de Poderes’; Advocacia-Geral da União (AGU) apresenta Ação Declaratória de Constitucionalidade para manter decreto de Lula; ministro Jorge Messias diz que medida é técnica, não política

🇧🇷 Governo lança novo Plano Safra empresarial com investimento de R$ 516,2 bilhões; programa contempla operações de custeio, comercialização e investimento para pequenos e médios produtores; Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, diz que foi difícil oferecer recursos com Selic a 15% ao ano

🇧🇷🚘 Governo eleva imposto de importação para carros elétricos e híbridos; medida faz parte do cronograma de recomposição gradual do imposto da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com objetivo de incentivar indústria e tornar os veículos produzidos no Brasil mais competitivos

🇧🇷 Projeto sobre alíquotas do Imposto Seletivo será enviado ao Congresso, informa Bernard Appy; segundo o secretário extraordinário da Reforma Tributária, o governo pretende enviar ainda neste semestre o projeto de lei complementar (PLP) que institui o tributo sobre bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente

👥 Deputados reagem à ação da AGU no STF e acusam governo Lula de atacar autonomia do Congresso; parlamentares veem ‘afronta’ e ‘ameaça à democracia’ em tentativa de manter aumento do IOF por decisão judicial

👥 Enem 2025: prazo para recurso de atendimento especial termina nesta quarta-feira (2); envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante

👤👥 Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, envia à Câmara projeto que paga R$ 1.000 por veículo roubado encontrado por Guardas Civis Metropolitanos (GCMS); bônus, segundo o projeto de lei, poderá ser concedido de forma individual ou por atuação em equipe, e depende da ‘disponibilidade orçamentária e financeira do exercício’

⚖️ STF condena a 17 anos homem acusado de furtar bola no 8 de janeiro; a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou na segunda-feira (30) o empresário sorocabano Nelson Ribeiro Fonseca Junior, acusado de furtar uma bola assinada por Neymar durante atos do dia 8 de janeiro de 2023; Nelson foi condenado por seis crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, furto qualificado, associação criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado

⚖️🚔 Advogado de Bolsonaro e Wajngarten negam ter buscado informações sobre delação de Cid; Paulo Cunha Bueno, defensor do ex-presidente, e o ex-assessor Fábio Wajngarten disseram à Polícia Federal nesta terça-feira (1º) que não tentaram obter informações sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid; na semana passada, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou as oitivas após a família de Cid relatar que teria sido abordada pelos defensores

🚔 Polícia Federal deflagra Operação Voto Livre contra corrupção eleitoral; a ação visa combater esquema de compra de votos durante as eleições de 2024

🚔 Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram operação para combater fraudes em contratações emergenciais durante a pandemia; a empresa contratada, em 2020, com dispensa de licitação para atuar no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, era uma gráfica sem empregados meses antes do processo de contratação

🚔 Polícia Federal combate grupo que ameaçava matar auditor da Receita no Ceará; ação mira grupo envolvido em fraudes no comércio exterior, ameaças e ataques a servidores públicos

🛩️ Avião de pequeno porte cai no interior de São Paulo e deixa dois mortos; aeronave caiu na manhã desta terça-feira (1) na região do bairro Vila Azul, em São José do Rio Preto; segundo o Corpo de Bombeiros a aeronave decolou do aeroporto com duas pessoas e ambas morreram; o avião era de instrução e as vítimas eram aluno e piloto

🎼 Kanye West anuncia show único no Brasil; o cantor, que agora assina como Ye, divulgou a apresentação do 29 de novembro em São Paulo, em espaço ainda não revelado; o público já pode se cadastrar no site do evento para participar da pré-venda

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

☄️ Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes; o pico de atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas será registrada no dia 30 de julho, mas o fenômeno já poderá ser observado a partir da metade do mês; a chuva recebe este nome porque aparece no céu próxima à constelação de Aquário, mais precisamente de uma de suas estrelas mais brilhantes: a Delta Aquarii

🚀 Eventos da Nasa terão transmissão em streaming; Nasa+ exibe lançamentos de foguetes, caminhadas espaciais de astronautas e cobertura de missões

ESPORTES

⚽ Mundial de Clubes da FIFA
Oitavas de Final, jogo único:
Real Madrid (Esp) 1×0 Juventus (Ita)
Borussia Dortmund (Ale) 2×1 Monterrey (Mex)

⚽👤 Zenit, da Rússia, paga multa à vista, e Gerson está de saída do Flamengo; valor de R$ 160 milhões foi depositado na conta do clube carioca nesta terça-feira (1)

⚽👤 Santos anuncia a contratação do lateral-direito Igor Vinicius; jogador chega ao Peixe após rescindir contrato com o São Paulo, que mantém percentual dos direitos econômicos

🏀 Brasil vence a República Dominicana na Copa América feminina de basquete; seleção brasileira dominou durante toda a partida e venceu o jogo por 73 a 46

🏀👤Shai Gilgeous-Alexander renova com OKC e terá maior salário da história da NBA; atual MVP da Liga, Shai vai receber US$285 milhões por quatro temporadas; o contrato é válido a partir de 2027

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇷🇺🇺🇦 Governo da Rússia nega estar atrasando negociações para fim da guerra; enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, disse na segunda-feira (30) que Moscou “não pode continuar a ganhar tempo enquanto bombardeia alvos civis”

🇬🇧🏥 Chefes de hospital são presos em caso de enfermeira assassina na Inglaterra; funcionários foram detidos sob suspeita de homicídio culposo por negligência grave; Lucy Letby cumpre prisão perpétua por matar sete bebês

🇹🇷 Turquia prende cartunistas acusados de desenhar charge de Maomé e Moisés; ilustração publicada na revista de sátira política LeMan, gerou protestos em Istambul

🇩🇰 Dinamarquês é preso por suspeita de espionar alvos judeus para o Irã; promotores alemães afirmam que homem tinha como objetivo coletar informações sobre locais e pessoas judias em Berlim

🇫🇷 Torres da catedral de Notre-Dame de Paris vão ser abertas ao público no dia 20 de setembro; espaço está fechado desde 2019, quando foi devastado por um incêndio

🇫🇷 Mais de mil escolas fecham na França em meio a onda de calor extremo; Mar Mediterrâneo está 6°C mais quente do que o normal para a época do ano

🇨🇿🐻‍❄ Ursos polares se esfregam no gelo para se refrescar do calor em Praga; temperaturas da capital da Tchéquia devem chegar a 37°C em algumas áreas

🇮🇱 Netanyahu convocará gabinete de segurança sobre Gaza, diz autoridade; segundo fonte, premiê de Israel está interessado em um acordo de cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas

🇺🇸🇮🇱 Netanyahu confirma reunião com Trump nos Estados Unidos na próxima semana; premiê de Israel também deve se encontrar com outras autoridades americanas como Pete Hegseth e Marco Rubio

🇨🇳 Fortes chuvas na China deixam ao menos cinco mortos, dizem autoridades; milhares foram retirados de casa devido ao risco das enchentes

🇺🇸 Senado dos EUA aprova pacote fiscal de Trump que reduz impostos; a proposta, considerada peça central da agenda econômica do governo Trump para a sequência deste segundo mandato, amplia cortes de impostos, reforça o orçamento para defesa e deportações, e prevê mudanças profundas em programas sociais como Medicaid e assistência alimentar; agora, o texto retorna à Câmara dos Representantes para uma nova votação, devido às alterações que foram feitas pelos senadores

🇺🇸 Atirador embosca bombeiros em serviço em uma comunidade montanhosa do Estado de Idaho e deixa ao menos dois mortos nos Estados Unidos; suspeito foi identificado como Wess Roley e continua foragido; ele tinha ligações com a Califórnia e o Arizona e morou em Idaho ‘durante a maior parte de 2024’

🇵🇪 Testemunha-chave do caso Odebrecht no Peru é encontrada morta com corte no pescoço; José Miguel Castro, ex-servidor público e principal colaborador das investigações sobre o escândalo de corrupção da Odebrecht no Peru, foi encontrado morto no domingo (29) em sua residência no distrito de Miraflores, em Lima; segundo informações, Castro era considerado peça fundamental no processo que envolve a ex-prefeita da capital, Susana Villarán, acusada de receber milhões em propina das construtoras Odebrecht e OAS

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1505: Aparição da Virgem Maria a um pastor espanhol, evento que deu origem à veneração mariana da Virgem do Caminho

-1698: Thomas Savery patenteia o primeiro motor a vapor

-1823: Dia da Independência da Bahia: derrota dos partidários da coroa portuguesa na província da Bahia

-1824: Confederação do Equador: foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil

-1839: Vinte quilômetros da costa de Cuba, 53 rebeldes escravos africanos liderados por Sengbe Pieh assumem o navio de escravos La Amistad

-1856: Criação no Brasil do primeiro Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

-1897: Guglielmo Marconi, um físico e inventor italiano, patenteia o rádio

-1937: Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira da aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo

-1940: Instituída no Brasil a lei que regulamenta o salário mínimo

-1964: Movimento dos Direitos Civis: o presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, assina a Lei dos Direitos Civis de 1964 destinada a proibir a segregação em locais públicos

-1966: A França realiza seu primeiro experimento atômico no atol de Mururoa, na Polinésia Francesa

-2002: Steve Fossett, um homem de negócios e aventureiro norte-americano, torna-se a primeira pessoa a voar sozinha ao redor do mundo sem parada em um balão

-2013: Um terremoto de magnitude 6,1 atinge Achém, na Indonésia, matando pelo menos 42 pessoas e ferindo outras 420

-2019: Um eclipse solar total ocorre em partes do Pacífico Sul e da América do Sul

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂️It@m@r🙋🏻‍♂️ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉

Por senador Hamilton Mourão (PEPUBLICANOS/RS)

O senador Hamilton Mourão (PEPUBLICANOS/RS) disse hoje, na Comissão de Assuntos Econômicos, que jamais os norte-americanos irão tomar a nossa Amazônia, pois na SELVA os militares brasileiros são e serão SEMPRE os melhores.