qua, 20 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

Animais silvestres usam passagens subterrâneas para atravessar BR-293 em segurança

Tamanduás, veados, lontras e gatos selvagens são registrados em túneis adaptados à beira da BR-293, em Sant'Ana do Livramento

 

Uma iniciativa de conservação, no Rio Grande do Sul, tem garantido mais segurança para a fauna silvestre que habita a região da BR-293, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do estado. Câmeras de monitoramento flagraram tamanduás, veados, lontras, graxains e diferentes espécies de felinos atravessando com tranquilidade túneis subterrâneos originalmente construídos para o escoamento de água.

O projeto é uma parceria entre o Projeto Felinos do Pampa e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As estruturas, adaptadas para permitir a travessia mesmo em períodos de chuva, têm ajudado a reduzir o número de atropelamentos de animais na rodovia.

Segundo a bióloga Bibiana Terra, que atua no monitoramento da fauna local, a instalação de passagens subterrâneas associadas a cercas de contenção é uma das medidas mais eficazes para evitar acidentes. “Essas regiões deveriam ser priorizadas para ações de mitigação, principalmente com a instalação de cercas bloqueadoras do acesso à estrada. Só assim podemos evitar os atropelamentos. Quando associadas às passagens de fauna, essas estruturas permitem que os animais se movimentem livremente, sem risco”, explica.

Espécies como o gato-do-mato-grande, gato-mourisco, gato-maracajá, gato-palheiro-pampeano, além de lontras, tamanduás-mirins e veados-catingueiros, têm sido frequentemente registrados pelas câmeras. As imagens não apenas comprovam a eficácia da iniciativa, mas também encantam pela beleza dos animais em seu ambiente natural.

Espécies registradas nas passagens:

– Gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi)
– Lontra (Lontra longicaudis)
– Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)
– Mão-pelada (Procyon cancrivorus)
– Graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus)
– Veado-catingueiro (Subulo gouazoubira)

A iniciativa reforça a importância de integrar infraestrutura rodoviária e conservação ambiental, garantindo a conectividade de habitats e a segurança da biodiversidade regional.

 

FONTE: G1 RS

Vereador Doze apresenta defesa à Comissão Processante e nega as acusações da Prefeita

  Mesmo antes de concluído o prazo legal para manifestação, o vereador Júlio Cesar Figueiredo Doze (PODEMOS) apresentou, nessa quarta-feira, 20, sua defesa prévia à Comissão Processante instituída na Câmara de Vereadores para análise da denúncia e pedido de impeachment apresentados contra ele pela delegada Ana Tarouco, prefeita de Sant’Ana do Livramento. A denúncia, protocolada no último dia 21 de

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

O BRASIL PRECISA DO SUBMARINO NUCLEAR A importância do submarino nuclear é capital para o Brasil, permitindo uma defesa efetiva de nosso largo litoral e operações com maior duração. Precisamos aportar recursos para a Marinha do Brasil, de forma a transformarmos em realidade o submarino que em verdade será um poderoso instrumento de dissuasão em nosso entorno estratégico. #marinha #marinhadobrasil