ter, 2 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

CÂMARA PODE DERRUBAR AUMENTO DO IOF EM VOTAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA

 

Proposta que susta decreto do Governo Federal é fruto de mobilização liderada pelo deputado federal Zucco (PL-RS), líder da Oposição

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta o decreto do Governo Federal que aumentou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A inclusão da matéria na pauta da sessão extraordinária foi feita pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

A votação de hoje é resultado de uma ampla mobilização coordenada pelo líder da Oposição, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), que desde o início do debate tem atuado na articulação junto a parlamentares de diversos partidos para barrar o avanço da carga tributária promovida pelo governo Lula.

A urgência da proposta foi aprovada na semana passada com apoio expressivo do plenário, e agora os deputados poderão votar o mérito do texto, que representa uma resposta direta ao aumento de impostos imposto à população.

> “Estamos diante de mais uma tentativa do governo de arrancar do bolso do trabalhador para sustentar uma máquina pública ineficiente e perdulária. O aumento do IOF é injustificável. Desde o início lideramos essa mobilização com o objetivo de proteger quem produz e gerar um basta nessa escalada tributária. A sociedade está sufocada e o Congresso precisa dar uma resposta firme hoje”, afirmou o deputado Zucco.

A expectativa é de que, uma vez aprovado, o texto siga para análise do Senado Federal.

General Hamilton Mourão através do Instagram

O Judiciário brasileiro consome 1,43% do PIB — valor quatro vezes mais que a média internacional de 0,3%. São mais de R$ 156 bilhões em 2023, e 80% desse montante vão para salários e benefícios de magistrados e servidores. Esse gasto exorbitante, pressiona as contas públicas mostrando que o sistema está inchado, caro e distante da eficiência que o trabalhador