sáb, 2 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Prefeita declara situação de emergência após forte tempestade de granizo

Prefeitura publica decreto com medidas extraordinárias para enfrentamento dos danos causados pelo evento climático extremo
Foto - Marcelo Pinto

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento declarou Situação de Emergência em todo o território municipal após uma violenta tempestade de granizo atingir a cidade no final da tarde de segunda-feira, 16 de junho.

O fenômeno meteorológico provocou estragos significativos em áreas urbanas e rurais, afetando residências, vias públicas, prédios públicos, hospitais e unidades escolares.

O Decreto Municipal assinado pela prefeita Ana Tarouco (PL) e publicado nesta terça-feira (17), detalha a extensão dos danos e autoriza uma série de medidas emergenciais com base em dispositivos constitucionais e legais.

Segundo informações da Defesa Civil Municipal, diversas residências foram destelhadas, obrigando a realocação de famílias. Também foram severamente afetados setores essenciais como o Hospital Santa Casa de Misericórdia, universidades públicas, secretarias municipais (inclusive Saúde e Fazenda), além do comércio local. As aulas nas escolas da zona rural foram temporariamente suspensas.

A Prefeitura já está mobilizando todas as suas estruturas para ações de resposta imediata e assistência à população. O decreto autoriza a mobilização de voluntários e permite o uso de propriedades particulares, quando necessário, para garantir a segurança da população, com previsão de indenização posterior em caso de danos.

Medidas emergenciais

O documento oficial também prevê:

Dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços essenciais à recuperação, desde que as ações sejam concluídas em até 180 dias;

Possibilidade de desapropriação de imóveis em áreas de risco elevado;

Acesso facilitado ao FGTS e benefícios fiscais, como a redução do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR);

Autorização para abertura de crédito extraordinário, conforme a Constituição Federal, visando cobrir despesas urgentes;

Renegociação de dívidas agrícolas e liberação de recursos de programas federais como o PRONAF e o PROAGRO;

Flexibilização de prazos processuais e obrigações ambientais em caráter emergencial.

O decreto tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação. Em entrevista ao Jornal A Plateia, a prefeita Tarouco ressaltou a importância da solidariedade entre os munícipes neste momento difícil e garantiu que todas as medidas cabíveis serão tomadas para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Ações do TCE-RS geram economia superior a R$ 1 milhão em obra de pavimentação

  Mais de R$ 1 milhão foram economizados no processo de contratação de obra de pavimentação na ERS 142, em Não-Me-Toque, a partir dos trabalhos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). As ações de auditoria foram feitas através dos Serviços Regionais de Auditoria de Passo Fundo (SRPF) e de Erechim (SREC). A concorrência previa a contratação