sex, 19 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Livramento deverá emitir decreto após estragos causados por forte chuva de granizo

Foto - Marcelo Pinto

A prefeita Ana Tarouco confirmou, na manhã desta terça-feira, em entrevista exclusiva ao programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM 95.3, que o município irá decretar situação de emergência ou calamidade em decorrência dos significativos danos provocados pela intensa chuva de granizo que atingiu a cidade ontem.

“Graças a Deus, Livramento vinha passando e vem passando, de certa forma, imune por tragédias climáticas. Mas na data de ontem, de forma muito surpresa, porque estávamos todos preparados para a chuva, já se sabia que ia chover. O que não se imaginava é que teríamos uma chuva com toda aquela quantidade de granizo. Sim, muitos prejuízos. Prejuízos nas secretarias, nas residências, nas ruas, nos veículos”, relatou a prefeita.

Ana Tarouco destacou que, apesar da gravidade dos estragos materiais, a principal preocupação foi a preservação de vidas. “Até ontem à noite, o governador mandou mensagem, e eu até pontuei para ele que, felizmente, apesar de toda essa problemática, não tivemos vidas perdidas. Eu acho que isso, sem dúvida, é o principal. O que precisamos agora é questão material, é trabalhar para recuperar e corrigir.”

A prefeita ressaltou a agilidade da resposta municipal. “Ontem à noite mesmo, nós temos uma equipe muito pronta. Ao longo dos anos a gente vem aprendendo, então a gente já tem uma equipe muito pronta, muito pré-pronta, mobilizada. A gente faz uma ligação na rua se organizando. Junto com a Defesa Civil, com os bombeiros, com a polícia, ontem foi uma mobilização junto com a imprensa até um pedaço da noite. Alcançamos a todos aqueles que solicitaram lonas, telhas, roupas.”
Um ponto de atenção levantado pela prefeita foi a necessidade de doações específicas. “Até ontem à noite, nós identificamos como nos faz falta – aproveito aqui o espaço da imprensa – roupas de criança. É uma coisa que a gente tem pedido bastante porque realmente é uma doação difícil e nessas horas a gente percebe como ela faz falta.”

Foto – Marcelo Pinto

Nesta manhã, o foco é a formalização do decreto e a busca por apoio estadual. ” Já estamos em contato, a equipe do Governo do Estado também já está conosco aqui justamente para que tenhamos um reconhecimento do decreto municipal pelo Estado para poder acelerar o processo junto aos sistemas, para que o Estado possa também nos municiar com mais lonas, mais telhas.”

A área da saúde também foi impactada. “Já conversei com a secretária de Saúde e a secretária me ligou ontem também muito preocupada porque sim, danificou o Estado em pouquíssimo tempo, e totalmente fora dos padrões, algo que não estava planejado. A própria Santa Casa sofreu algumas avarias, a Secretaria de Saúde, alguns postos de saúde”, informou a prefeita, garantindo que todas as equipes estão empenhadas para reverter a situação.

A prefeita Ana Tarouco finalizou reforçando o compromisso da gestão com a população: “Estamos todos na rua, todos trabalhando. A população sabe que conta conosco. Estamos tentando alcançar a todos, não chegamos na velocidade que gostaríamos porque temos várias limitações, mas o importante é que estamos trabalhando. Tudo aquilo que está ao nosso alcance, nós estamos colocando à disposição da população.” Ela também fez um paralelo com experiências passadas, destacando a importância do aprendizado e da organização para a rápida resposta em momentos de crise, como a vivenciada ontem em Livramento, que impressionou a todos com a intensidade do fenômeno.

Senac Santana do Livramento celebra 18 anos de história

O Senac Santana do Livramento completa, no dia 28 de setembro, 18 anos de atividades. Desde 2007, quando iniciou suas operações compartilhando espaço com o Sesc, a instituição se consolidou como referência em qualificação profissional e transformação social, atendendo não apenas a comunidade local, mas também cidades vizinhas como São Gabriel, Rosário, Cacequi, Santa Margarida e Vila Nova do Sul.