qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Criminalidade e insegurança no topo das preocupações nacionais

O avanço da criminalidade e o clima de insegurança voltam ao topo das preocupações nacionais. Em meio a episódios de violência como os registrados no Rio de Janeiro — marcados por intensos confrontos entre traficantes e forças policiais — o governo federal propôs a chamada PEC da Segurança Pública, iniciativa defendida pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) - Foto: Geraldo Magela, Agência Senado

Resistência no Congresso

A proposta, porém, enfrenta forte resistência no Congresso. Parlamentares da oposição classificam a medida como uma tentativa de interferência federal nas atribuições dos Estados, alimentando uma disputa sobre quem deve liderar o combate ao crime organizado no país. A verdade é que a criminalidade em alta e insegurança reacendem debate sobre competências federativas.

O exemplo americano e seus limites

Presidente Trump (Republicano) e o governador da Califórnia, Gavin Newsom (Democrata)

A discussão sobre o papel do governo federal na segurança ganhou ainda mais tensão após a mobilização da Guarda Nacional nos Estados Unidos, em meio a protestos em Los Angeles contra políticas migratórias. A ordem foi dada pelo presidente Donald Trump sem o aval do governador da Califórnia, Gavin Newsom — o que acirrou a crise institucional naquele estado.

Para o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), comparar realidades é um equívoco. “A legislação e a cultura política dos EUA são diferentes das nossas. Lá, a desobediência civil tem outro peso. Não vejo como provável a repetição de cenários semelhantes no Brasil.”

Exploração midiática

O senador ainda alertou para o uso político do episódio americano por setores da imprensa: “O envio da Guarda Nacional é algo relativamente comum por lá. Mas aqui, isso vem sendo explorado midiaticamente com um claro viés político, numa tentativa de importar a polarização americana para o nosso país.”

 Alerta sobre o Rio de Janeiro

Sobre a proposta da PEC, Mourão é categórico: “Sou contrário. Trata-se de uma resposta política, intervencionista e ineficaz, especialmente neste contexto pré-eleitoral de 2026. Interferir diretamente nos Estados rompe com o pacto federativo e desrespeita a Constituição de 1988.”

Narcoestado operando em paralelo

O senador também fez um alerta específico sobre o Rio: “Chegamos a um ponto tão crítico que se pode dizer que há um narcoestado operando em paralelo. Resolver isso exigirá políticas públicas de longo prazo, planejamento e coragem para enfrentar soluções impopulares.”

Equilíbrio das forças policiais

Giovani Cherini (Credito: Bruno Spada/ Câmara dos Deputados)

A proposta do governo também recebeu críticas duras do deputado Giovani Cherini (PL-RS), que vê na PEC uma ameaça ao equilíbrio das forças policiais no país. “O que o governo quer, na prática, é transformar a Polícia Federal numa superforça alinhada ao Palácio do Planalto. Isso aumentaria ainda mais a insegurança.”

“Polícia lulista” e desconfiança da oposição

Cherini foi direto ao apontar motivações ideológicas: “Na Venezuela, criaram a polícia bolivariana. Aqui, querem implantar a polícia lulista. Nossa bancada é contra. O que o país precisa é de polícias fortalecidas, inclusive as guardas municipais, e não de um braço armado do governo federal.”

A Coluna Repórter Brasília é publicada simultaneamente no Jornal do Comercio, o jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul.

Edgar Lisboa

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já