qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Mais um caso de abigeato é registrado na Fronteira da Paz

DRACO apreende carne de ovelha e investiga suspeitos durante operação na zona rural
Foto: Aline Duarte

Na tarde desta terça-feira (10), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) registrou mais um caso de furto e abate ilegal de animais, na região, durante a operação “Proteção Divisa e Fronteiras”.

A ação iniciou após uma denúncia de que um veículo Fiat Uno branco estaria transportando carne de ovelha na área próxima ao Cerro do Raio. Os policiais se dirigiram ao local para averiguação e, ao se aproximarem de uma residência nas imediações, avistaram o veículo suspeito. Um homem que estava próximo ao veículo fugiu ao notar a presença da polícia.

Durante a vistoria, os agentes encontraram três ovelhas abatidas no interior do automóvel. Em um galpão próximo, foram localizadas mais duas ovelhas, que estavam prestes a ser carneadas.
Três pessoas que estavam na propriedade, dois homens e uma mulher, alegaram à polícia que haviam comprado os animais de um homem desconhecido, que teria oferecido as ovelhas para venda no local. Segundo os depoimentos, eles não souberam informar o nome ou qualquer meio de contato com o suposto vendedor.
A ocorrência segue sob investigação, e novas informações serão divulgadas à imprensa assim que estiverem disponíveis.

Sensibilização é o primeiro passo na caminhada da IG do Queijo Colonial da Serra Gaúcha

Com o objetivo de sensibilizar e discutir sobre os potenciais de desenvolvimento de uma Indicação Geográfica (IG) para o Queijo Colonial da Serra Gaúcha, para valorizar ainda mais o patrimônio alimentar deste território, foi realizado um seminário, nesta terça-feira (29/07), em Carlos Barbosa. A IG é uma ferramenta de desenvolvimento do território. Atualmente, o Brasil possui 139 IGs, sendo 16

Governo do Estado investe em melhorias no Parque Assis Brasil para a Expointer 2025

Faltando 30 dias para abrir os portões, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, vem passando por uma série de melhorias estruturais realizadas pelo governo do Estado para receber a 48ª edição da Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025. As obras visam a garantir mais conforto, segurança e acessibilidade ao público