qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

TÚNEL DO TEMPO

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected]
Foto: Divulgação
Todas as quintas-feiras, há dois anos, participo de um grupo de amigos que se reúne para bebemorar. Cada indica um lugar, geralmente um boteco com cerveja gelada e tira-gosto simples, batatinha frita, linguicinha calabresa e polenta frita.
Originalmente a “Confraria dos Pinguços” é formada por sete amigos. A maioria é constituída por jornalistas – repórteres/apresentadores de rádio e profissionais de jornal e assessoria de imprensa.
Muitas vezes a reunião se resume a somente dois integrantes, mas não importa. O mais importante é postar no grupo de whatsapp uma sugestão de local. O horário é sempre o mesmo: a partir das 18h30min. A maioria sai direto do trabalho para a “terapia entre amigos”. Sem frescura ou necessidade de justificar a ausência. Mas assim que alguém informa que não poderá comparecer, um gaiato dispara:
– Azar o teu… Serás a pauta principal do nosso encontro!
Muita gente costuma reunir-se em confrarias para manter o vínculo com velhos parceiros de jornada profissional ou de encontros vida afora. Relembrar causos antigos, rir – muitas vezes – da própria desgraça e rachar o Uber no final… não tem preço.
Desde a pandemia perdi a conta do número de amigos que partiram, deixando dentro de mim um sentimento de frustração e remorso:
– Por que não procurei ele pra gente tomar um chope ou fazer um churrasco lá em casa? – me pergunto.
Já há algum tempo não meço esforços para reencontrar amigos de infância, colegas de colégio, de faculdade ou ex-parceiros de trabalho. São contatos revigorantes, onde muitas vezes a memória é reavivada por episódios pitorescos, prazerosos e que se escondiam sorrateiramente no passado.
A onipresença das redes sociais facilitou a possibilidade de promover reencontros. Basta ter boa vontade, um pouco de paciência e determinação para encontrar velhos personagens. O contato permite reacender a chama da juventude, através de lembranças ricas em detalhes. No bate-papo, surgem nomes e sobrenomes, locais, reminiscências e eventos remotos. É um verdadeiro túnel do tempo.
As telas do nosso cotidiano são avanços tecnológicos importantes. Nos levam a todos os lugares. Mas jogar conversa fora, bebericando uma gelada com petiscos deliciosos não tem preço!

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já