seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Jogo leva prevenção e proteção infantil para além das salas de aula

"Rua das Crianças Corajosas", criado por designer do IFSul, usa linguagem lúdica para combater o abuso infantil e já recebeu prêmio internacional.
Jogo Rua das Crianças Corajosas — Foto: Imagem cedida/ Jésia Vunschel Gualter

Um jogo criado no Rio Grande do Sul está se tornando uma ferramenta de transformação social ao abordar, de forma lúdica e acessível, um dos temas mais delicados da infância: a prevenção ao abuso sexual. Desenvolvido por Jésia Vunschel Gualter, designer formada pelo IFSul de Pelotas, o projeto “Rua das Crianças Corajosas” propõe conversas seguras entre adultos e crianças a partir dos quatro anos, com perguntas simples, dinâmicas físicas e situações do cotidiano.

 

O jogo não é apenas educativo, mas essencial. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), mais de 3,8 mil jovens foram vítimas de violência sexual no Rio Grande do Sul apenas em 2024. A maioria das vítimas tem entre 6 e 11 anos.

 

Com apoio de educadores e psicólogas, Jésia desenvolveu o projeto durante dois anos de pesquisa e agora sonha em levá-lo para escolas públicas de todo o Brasil. “Quero muito que chegue às escolas, especialmente onde o risco é maior. É preciso falar sobre isso com responsabilidade e acolhimento”, afirma.

 

O impacto do trabalho já ultrapassou fronteiras: o jogo venceu o prêmio internacional iF Design Student Award 2025 e levou Jésia a ser convidada para representá-lo na Espanha. Para isso, ela busca apoio financeiro para custear a viagem e ampliar a distribuição do material.

 

Fonte: G1 RS

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem