sex, 1 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Bloqueio na BR-158 em Sant’Ana do Livramento marca série de protestos de produtores rurais no RS

Manifestantes exigem alternativas para resolver o endividamento causado por crises climáticas sucessivas desde 2018
Foto : Divulgação

A BR-158 está bloqueada na modalidade Pare e Siga no trevo da Faxina e próximo à Linha Santa Rita, em Sant’Ana do Livramento, a partir desta sexta-feira (30) pela manhã, em razão de uma mobilização organizada por produtores rurais. O protesto faz parte de uma série de manifestações que ocorrem simultaneamente em diversas regiões do Rio Grande do Sul, com foco em reivindicações por medidas concretas para combater o endividamento do setor agropecuário.
Os bloqueios são uma reação ao acúmulo de perdas nas últimas safras, provocadas por cinco estiagens e duas enchentes severas que atingiram o Estado desde 2018. A mais recente, em 2024, afetou cerca de 90% do território gaúcho.
Em Sant’Ana do Livramento, o bloqueio na BR-158 gerou longas filas, o trânsito é bloqueado por 30 minutos e liberado por 10 minutos, o que obrigou motoristas a buscarem rotas alternativas, que também podem ser impactadas. A orientação das autoridades é para que a população evite circular pelas rodovias, sempre que possível, ou antecipe sua saída.
Além de Sant’Ana do Livramento, há registros de interdições em outras rodovias estaduais e federais, como a RS-287 (com bloqueios em Venâncio Aires, Vera Cruz, Candelária, Novo Cabrais e Santa Maria), a BR-290 (São Gabriel, Alegrete e Rosário do Sul), BR-293 (Hulha Negra), BR-392 (São Sepé e Canguçu), BR-285 (Entre-Ijuís), BR-158 (Cruz Alta), entre outras.
Reivindicações dos produtores
Os produtores cobram do governo federal prorrogação e renegociação das dívidas rurais, além de soluções estruturais como securitização dos débitos, algo já negado pelo Executivo por falta de recursos. A proposta inicial previa a conversão das dívidas em títulos do Tesouro, com prazo de até 20 anos para pagamento. Até o momento, apenas produtores com financiamentos via Pronaf conseguiram prorrogação por três anos.
Os protestos seguem ao longo do dia, com bloqueios intermitentes ou totais dependendo do local. Em Venâncio Aires, por exemplo, o trânsito na RS-287 é interrompido a cada 10 minutos, gerando congestionamentos de até 5 km.

Ações do TCE-RS geram economia superior a R$ 1 milhão em obra de pavimentação

  Mais de R$ 1 milhão foram economizados no processo de contratação de obra de pavimentação na ERS 142, em Não-Me-Toque, a partir dos trabalhos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). As ações de auditoria foram feitas através dos Serviços Regionais de Auditoria de Passo Fundo (SRPF) e de Erechim (SREC). A concorrência previa a contratação

Mutirão transfronteiriço mobiliza Livramento e Rivera

Acontece, nesta sexta-feira (1º), um importante mutirão de limpeza em uma área localizada no lado uruguaio da fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. A ação conjunta entre as duas cidades binacionais visa transformar um espaço que se encontrava em estado de abandono, com grande acúmulo de lixo eletrônico e vegetação descontrolada. O trabalho, realizado por equipes de serviços urbanos

RESUMO DE SEXTA-FEIRA – 01/08/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Para 57%, Trump erra ao vincular tarifaço a julgamento de Bolsonaro   O ESTADO DE S.PAULO – Planalto e Supremo se unem para contestar sanções a Moraes   Valor Econômico – Exportadores fazem propostas para pacote de ajuda; apoio de banco público pode ser menor   CORREIO