qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

As Relações Públicas na Promoção do Turismo: Connection Terrois do Brasil

Abdon Barretto Filho – Foto: Divulgação

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social

 

As Relações Públicas (RP) desempenham um papel fundamental na promoção do turismo, especialmente quando se trata de construir imagem, reputação e confiança em destinos turísticos. A contribuição maior e indispensável das Relações Públicas no turismo pode ser resumida na capacidade de criar e manter uma percepção positiva e atrativa de um destino nas demandas dos públicos estratégicos: visitantes ( turistas de lazer, participantes de eventos, investidores), imprensa, operadores turísticos, formadores de opinião, entre outros. Nas Políticas Públicas e/ou no Marketing do Destino Turístico as contribuições das Relações Publicas fazem as diferenças. Após a estruturação da Oferta Turística os passos sequenciais são: a Promoção, a Qualificação, apoio à Comercialização e Análise de Resultado. Os grandes destaques utilizados nos destinos turísticos em todo o mundo devem ser lembrados: 1.Gestão da Imagem do Destino com a RP trabalhando para moldar a percepção pública de um local como seguro, atrativo e autêntico. Isto envolve estratégias de comunicação integrada ( jornalismo, propaganda, publicidade) e promoção cultural; 2.Criação de Relacionamentos com os veículos de comunicação( Media);3.Parcerias com jornalistas, bloggers e influenciadores digitais que podem contribuir com mensagens positivas e experiências reais que atraem novos visitantes;4.As Relações Públicas atuam na Gestão de Crises em desastres naturais ou conflitos, essenciais para gerir a comunicação e restaurar a confiança dos turistas e parceiros( stakeholders);5.Promoção da Identidade Local e Cultural:6.As Relações Públicas ajudam a promover a autenticidade do destino, destacando tradições, gastronomia, patrimônio e eventos únicos que diferenciam a localidade de outros destinos; 7.As Relações Públicas trabalham o engajamento com a Comunidade Local, tornando-a parceira ativa na recepção e acolhimento dos visitantes, reforçando o turismo sustentável e responsável no núcleo receptor. Portanto, salvo melhor juízo, as Relações Públicas realizam contribuições indispensáveis na promoção do fenômeno turístico e a capacidade estratégica de comunicar valor e confiança de forma consistente, influenciando positivamente a imagem e a percepção pública, facilitando o desenvolvimento sustentável do fenômeno turístico. Convém salientar que no composto mercadológico do marketing turístico (os famosos revisitados 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção), as Relações Públicas inserem-se sobretudo no elemento “Promoção”, atuando de forma integrada com a publicidade, propaganda e imprensa, para criar uma imagem coesa e atrativa do destino turístico. O evento Connection Terrois em Gramado, de 28 a 31 de maio de 2025,é um bom exemplo com sucesso garantido. As Relações Públicas garantem coerência, autenticidade e confiança, elementos fundamentais para atrair e fidelizar visitantes no mercado global e competitivo. Será ? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões.Podem ser úteis. Pensem nisso.

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