qui, 22 de maio de 2025

Variedades Digital | 17 e 18.05.25

Festejos Farroupilhas de Sant’Ana do Livramento Próximos de Reconhecimento Nacional na Câmara em Brasília

Foto aérea: Fabian Ribeiro/AP

PL de autoria do Deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

Um passo significativo para a preservação e valorização da cultura gaúcha foi dado na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei (PL) 1140/2024, de autoria do Deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), que busca reconhecer os Festejos Farroupilha de Sant’Ana do Livramento como uma manifestação da cultura nacional, avança no Congresso. O projeto já passou pela Comissão de Cultura e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), consolidando a importância histórica da cidade fronteiriça para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.

Sant’Ana do Livramento não é apenas um marco geográfico, mas um verdadeiro berço de tradições gaúchas. Sua história, intrinsecamente ligada aos ideais da Revolução Farroupilha, pulsa em cada detalhe dos seus Festejos. Mais do que celebrações, são um reencontro com a identidade de um povo que construiu sua cultura em meio a lutas, paisagens vastas e uma profunda conexão com o campo. É nesta região que o espírito do gaúcho, suas lidas campeiras e o inconfundível sotaque da fronteira ganham vida em cada cavalgada.

A essência desses festejos, onde ecoa o espírito do gaúcho forjado nas lides do campo e nas lutas por liberdade, encontra ressonância no legado de ícones do tradicionalismo. Nomes como Paixão Côrtes, um dos maiores guardiões e pesquisadores da cultura gaúcha, que dedicou sua vida a preservar e difundir os usos e costumes do pampa, são inspiração para eventos como os de Sant’Ana do Livramento. A vitalidade desses festejos é um testemunho vivo da perenidade dos valores que Côrtes tanto defendeu, mostrando que a tradição não é estática, mas uma força dinâmica que se renova a cada geração.

A aprovação final representará não apenas um reconhecimento legal, mas um tributo à rica tapeçaria cultural que Sant’Ana do Livramento tece anualmente, garantindo que a chama dos Festejos Farroupilha continue a brilhar como um farol da identidade gaúcha no nível nacional.

Jornales solidarios fue el tema tratado por el intendente de Rivera y el Presidente de Uruguay

El arquitecto José Mazzoni mantuvo una reunión de trabajo con el Profesor Yamandú Orsi El intendente de Rivera, Arquitecto José Mazzoni, participó de una delegación del Congreso de Intendentes que se reunió con el Presidente de la República, Yamandú Orsi, y el director de la Oficina de Planeamiento y Presupuesto (OPP), Rodrigo Arim, en la Torre Ejecutiva de la ciudad