Comemorando a vitória nas arquibancadas do Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) com a família na manhã desta terça-feira (20/5), o criador destacou que a conquista sinaliza que a cabanha está no caminho certo. “O trio e a terneira que ganharam são da primeira geração de uma nova leva de doadoras. Para nós é uma honra competir em uma pista tão pesada e chegar aqui com qualidade para disputar entre os melhores”, apontou. Encantado com as fêmeas em pista, o jurado argentino Maximiliano Freschi salientou que a qualidade das terneiras reforça o crescimento do Brangus brasileiro. “O Brangus está no caminho correto. Estou muito contente com o que vi. Terneiras femininas, de muita aptidão carniceira e qualidade racial”, acrescentou.
O título de trio reservado de grande campeão terneira ficou com a Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana (RS). A propriedade, de Antônio Martins Bastos Filhos, venceu com o box 59 (tatuagens 6040, 6024 e 5980), após uma disputa acirrada. O terceiro melhor trio de terneiras foi o box 68 (tatuagens 4007, 4013 e 4011), da Cabanha Renascer e Santa Lúcia, de Uruguaiana (RS), do expositor Paulo Roberto Pavin.
Na disputa de terneiras rústicas individuais quem levou o prêmio de grande campeão para casa foi a Estância Guarita, de Alegrete (RS). Comandada por Alex e Viviane Fonseca, a propriedade sagrou-se com a terneira menor do box 7 (tatuagem 2303FIV). “É um indivíduo novo, jovem, e filha da principal doadora da Guarita. Estamos muito felizes”, afirmou Alex Fonseca, reforçando que a cabanha busca animais exatamente como esta terneira: funcionais, com grau importante de zebu, pelechados e produtivos. O mérito de reservada terneira individual ficou com a fêmea do box 19 (tatuagem FIVA6), da Estância do Sossego, de Ana Maria Ormazabal Moura, de Uruguaiana (RS). O box 21 (tatuagem C608/24), da GAP Genética, de Eduardo Macedo Linhares e família, também de Uruguaiana (RS), levou o título de terceira melhor terneira individual.
A Estância São Rafael, de São Borja (RS), foi quem arrematou o título de trio grande campeão de terneiros rústicos. A propriedade, de Nelson e Beatriz Mariano da Rocha, conquistou o prêmio com o box 116 (tatuagens 4647, 4621 e 4605). O reconhecimento em Uruguaiana é sempre muito importante, segundo Fernanda Mariano da Rocha, uma das proprietárias da cabanha, ainda mais em um ano de grande volume de animais e de pista muito pesada. “Como o jurado comentou, é um trio muito homogêneo e carniceiro. Por serem terneiros, eles são o futuro, é o que vamos ter para oferecer para as próximas gerações na cria”, apontou. O trio reservado de grande campeão de terneiros foi o box 110 (tatuagens B317, B298 e B395), do criador Luiz Antônio Venker Menezes, da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS). A propriedade também levou o melhor terneiro da mostra, o animal de tatuagem B317 (box 110). O terceiro melhor trio de terneiros foi o box 118 (tatuagens 4050, 4015 e 4004), das Cabanha Renascer e Santa Lúcia.
Entre os terneiros individuais, a GAP Genética venceu com o box 88 (tatuagem C629/24). Apesar de colecionar inúmeras conquistas nas pistas de Uruguaiana, Ângela Linhares da Silva, uma das proprietárias da GAP, comemorou com entusiasmo a vitória ao lado da família e garantiu que o ‘frio na barriga’ é sempre maior quando há animais tão bons quanto nesta edição da feira. “Esse ano, a pista está pesadíssima, com animais muito bons. Esse exemplar é filho de Sorpresa, se destaca por seu arqueamento de costela, precocidade e volume de posterior”, acrescentou. O reservado terneiro individual foi o box 81 (tatuagem 314), de Sérgio Batos Tellechea, da Cabanha Tellechea, de Uruguaiana (RS). A Cabanha Juquiry, de Ricardo Bastos Tellechea, também de Uruguaiana, levou o reconhecimento de terceiro melhor terneiro individual com o box 97 (tatuagem TE8322).
A ExpoBrangus 2025 segue nesta quarta-feira (21/5) com o julgamento de animais rústicos. A mostra conta com o patrocínio de Estância São Rafael, Paipasso Brangus, La Coxilha & Sossego, Sigma Brangus, La Estancia Brangus, Cabanha Soldera, GR Brangus, La Reina, Tellechea Associados, Estância Guarita, São Bibiano, Brangus Piratini, GAP Genética, Brangus da Rocha, Brangus HP, 4 Linhas, Rincon del Sarandy, Cabanha 4 Irmãos, In Vitro RS, Estância Itamainó, Cabanha dos Tapes e Camera Nutrição Animal.
Programação
21/05 – Quarta-feira
8h – ExpoBrangus Rústicos Fêmeas
14h – ExpoBrangus Rústicos Machos
22/05 – Quinta-feira
8h – ExpoBrangus Argola Fêmeas
14h – ExpoBrangus Argola Machos
18h – ‘Asadito’ Brangus
19h30min – Leilão Brangus Coleção 2025 – Rumo ao Mundial
Foto: Douglas Salgueiro