qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Sant’Ana do Livramento proíbe nomeação na administração pública de pessoas condenadas por maus-tratos contra animais

Lei sancionada pela prefeita Ana Luiza Tarouco reforça compromisso do município com a proteção animal
foto : divulgação

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento deu um importante passo na luta pela proteção e bem-estar animal. Foi sancionada pela prefeita Ana Luiza Moura Tarouco, no dia 12 de maio de 2025, a Lei Municipal nº 8.412, que proíbe a nomeação ou contratação de pessoas condenadas por crimes de maus-tratos contra animais para cargos na administração pública municipal.
A nova legislação determina que qualquer pessoa com condenação transitada em julgado por esse tipo de crime ficará impedida de exercer cargo, emprego ou função pública, seja em caráter efetivo, comissionado ou terceirizado, no âmbito da Prefeitura e da Câmara Municipal.
A vedação se estende às esferas dos Poderes Executivo e Legislativo e inclui também a contratação de empresas cujos responsáveis tenham esse tipo de condenação.
De acordo com o texto legal, caberá ao Poder Executivo Municipal regulamentar os procedimentos necessários para garantir o cumprimento da norma.
A lei já está em vigor e deverá impactar os futuros processos seletivos e nomeações no serviço público local, reforçando os princípios de responsabilidade social e proteção à vida animal.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos