ter, 6 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Fernando Maria: uma vida dedicada à arte da gineteada no Rio Grande do Sul

Com diversos prêmios, o Ginete conquistou o 1º lugar da 39ª edição da Campereada Internacional, no ano anterior
Foto : Fernando Maria recebendo seu prêmio na 39º edição da campereada.

 

Desde os 15 anos, Fernando Maria carrega no peito a paixão por um dos esportes mais tradicionais da cultura gaúcha: a gineteada. Natural de Sant’Ana do Livramento, ele iniciou sua trajetória de forma amadora, montando em vacas, até se aperfeiçoar nas técnicas que hoje o colocam entre os nomes conhecidos das montarias em cavalos aporreados por todo o Estado do RS e Uruguai.
Com o tempo, Fernando foi aprimorando sua habilidade, dedicação e respeito aos animais, participando de gineteadas em rodeios e festivais tradicionalistas. Seu talento e persistência o levaram a percorrer diversas cidades, representando com orgulho a figura do ginete gaúcho.
Fernando destaca que um momento marcante em sua trajetória foi o prêmio do festival de Jaguari, uma premiação significativa, depois em Curticeiras, no Uruguai, e conquistar o 1º lugar da 39ª edição da Campereada Internacional, foi um marco importante. Fernando calcula mais de 80 prêmios em sua trajetória.
Ele faz questão de destacar que seu maior incentivador sempre foi o irmão, que o acompanhou nos primeiros passos e segue sendo uma referência em sua trajetória. “Meu irmão é um exemplo positivo que carrego comigo até hoje. Foi ele quem acreditou em mim quando tudo era apenas uma brincadeira de criança”, conta Fernando.
Com humildade e amor pelo que faz, Fernando Maria segue firme em sua missão de manter viva a tradição das gineteadas, inspirando jovens e mostrando que, com esforço e paixão, é possível transformar um sonho de infância em uma vida dedicada à cultura do Rio Grande do Sul e no Uruguai.

“Aumento de juros freia crescimento e piora situação de empresas endividadas”

Segundo previsão do mercado financeiro, compartilhada pelo ex-governador, a taxa de juros deve ser elevada para 14,75% ao ano. No entanto, a expectativa é de que este seja o último aumento, com tendência de queda nos próximos anos, podendo atingir 10% até 2028 https://www.youtube.com/live/GXvIzwxcTcY Fonte: Grupo A Hora

Resumo de terça-feira – 06/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Eleição faz Lula trocar ministra das Mulheres   O ESTADO DE S. PAULO – Ministro assinou emenda que adiou controle de desconto de aposentados   FOLHA DE S. PAULO – 29% dos brasileiros não conseguem entender texto simples nem fazer contas   O GLOBO – Quase um terço dos

A REIVENÇÃO DE ODACIR KLEIN

Aos 82 anos, Odacir Klein se reinventa. Esta semana ele gravou o primeiro episódio de um curso sobre reforma tributária e as consequências para a cidadania. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Cubo Filmes. Klein foi deputado federal, secretário e ministro, além de ocupar diversas outras funções públicas. Ele é natural de Getúlio Vargas.