qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Ministro da Agricultura assegura urgência e formação de Grupo de Trabalho para a Securitização

Foto: Divulgação

A delicada situação financeira dos produtores rurais do Rio Grande do Sul foi o foco central de uma reunião nesta terça-feira (29) entre o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e uma comitiva gaúcha composta por parlamentares e líderes do setor. O deputado federal Afonso Hamm, presente na reunião, comenta que a comitiva busca soluções urgentes para a crise que assola o agro gaúcho.
A securitização das dívidas agrícolas foi a principal demanda apresentada para mitigar os impactos de sete anos consecutivos de perdas causadas por eventos climáticos extremos.
O encontro, que contou com a participação do presidente da Comissão de Agricultura, deputado Rodolfo Nogueira, do senador Luís Carlos Heinze (autor da proposta legislativa), de deputados, da coordenadora do Movimento SOS AGRO, Graziele Camargo e representantes do setor, sucedeu uma Audiência Pública realizada na última semana, em Brasília, por iniciativa do deputado Afonso Hamm. Na reunião desta terça-feira, marcada pelo deputado Luciano Zucco, foi amplamente debatida a realidade dos agricultores gaúchos, assolados por secas e enchentes que levaram ao acúmulo de dívidas e ao risco de perda de maquinários, implementos e propriedades.
Na oportunidade, Afonso Hamm apresentou o documento elaborado na última audiência pública, com um conjunto de medidas urgentes, incluindo a suspensão imediata das dívidas agrícolas por 180 dias como ação emergencial para evitar execuções de propriedades; a securitização das dívidas com condições justas, com carência de três anos e prazo de pagamento de até 20 anos, conforme propostas dos PL 341/2025 e PL 320/2025 e a revisão do Proagro e dos seguros agrícolas.
O deputado Afonso Hamm enfatizou a urgência para que o governo federal adote medidas e alertou que a crise que assola o Rio Grande do Sul não é apenas uma questão setorial, ela ameaça também a produção de alimentos, a segurança alimentar e toda cadeia produtiva.
Grupo de Trabalho para Securitização
Em resposta às demandas, o ministro Carlos Fávaro demonstrou sensibilidade à crise e anunciou o reforço do pedido, no Ministério da Fazenda, para que convoque uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional, para a prorrogação das dívidas de custeio dos produtores e que acrescente também a de investimentos e CPR’s. Também se comprometeu com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de construir uma solução definitiva para o Agro Gaúcho.
O Grupo terá um prazo de até 180 dias para apresentar propostas viáveis, incluindo a análise do PL da Securitização e a possível criação de um fundo com recursos de diversas fontes.

Mais informações com assessoria do deputado federal Afonso Hamm – Jornalista Márcia Marinho

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con