qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Tribunal de Justiça manda suspender inquérito da Pousada Garoa

Por Flavio Pereira | 26 de abril de 2025

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, ao julgar a Correição Parcial (nº 5064435-14.2025.8.21.7000), determinou a suspensão imediata do inquérito policial que investigava o incêndio ocorrido na Pousada Garoa. A decisão apontou gravíssimos vícios: duplicidade de distribuição, supressão de peças fundamentais e atuação de juízo absolutamente incompetente para o feito.

Para o advogado Fabio Luis Correa dos Santos, “não restam dúvidas: o inquérito, como estava, era juridicamente falho, deixando de considerar provas fundamentais para o esclarecimento da verdade”.

Ele avalia que “a suspensão foi medida obrigatória para restaurar a legalidade processual e preservar o Estado de Direito. Além disso, a defesa requer, de forma incisiva, a reabertura do inquérito, à luz do surgimento de provas novas, produzidas principalmente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal de Porto Alegre”.

Dentre as novas provas apontadas pelo advogado Fabio Correa, estão vídeos de segurança que mostram um indivíduo em fuga em direção ao centro histórico, no exato instante do início do incêndio; boletins de ocorrência de moradores relatando ser o incêndio criminoso e ameaças anteriores e suspeitas de terceiros; depoimentos colhidos na CPI e em entrevistas públicas, indicando fortemente a possibilidade de incêndio criminoso, praticado por autor ainda não identificado.

Esses elementos, segundo o advogado, foram ignorados no relatório final da Polícia Civil, “e tornam a reabertura do inquérito não apenas necessária, mas obrigatória. Ignorar essas provas seria consentir com a injustiça e comprometer a lisura de todo o processo penal”.

Pousada Garoa: incêndio que deixou 11 mortos completa um ano

O caso aconteceu na madrugada do dia 26 de abril de 2024, em Porto Alegre. O local abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social. 15 pessoas ficaram feridas e dezenas sobreviveram.

O fogo começou por volta das 2h30 da madrugada. O incêndio aconteceu em uma das unidades da Pousada Garoa, que fica entre as ruas Barros Cassal e Garibaldi, a poucos metros da Estação Rodoviária da Capital.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos