qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

NOTA OFICIAL – CONDENAÇÃO DE DÉBORA

Foto: Jornal A Plateia

A condenação de Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão pelo STF representa mais um capítulo vergonhoso na escalada autoritária que se instalou no Brasil. Trata-se de uma decisão injusta, desumana e desproporcional, que afronta os princípios mais elementares do Estado de Direito.

Débora não possui antecedentes criminais, não representa qualquer ameaça à sociedade e jamais participou de qualquer ato que configure tentativa de golpe de Estado. Seu único erro foi estar presente em um protesto no dia 8 de janeiro — erro esse que, mesmo se caracterizado como depredação, já foi mais do que expiado pelo tempo de prisão que ela e tantos outros já cumpriram. Muitos sequer estavam presentes no ato.

O STF está aplicando penas de guerra a cidadãos comuns, tratando manifestantes como criminosos de alta periculosidade, enquanto fecha os olhos para os escândalos reais que corroem o país por dentro — como os esquemas no INSS, os desvios na Cultura, nas estatais, contratos bilionários sem licitação, entre outros tantos crimes que estão em curso no país.

Manifestamos nossa integral solidariedade a Débora e à sua família, vítimas de uma perseguição política que não tem mais limites. Esta condenação absurda apenas reforça a urgência e a necessidade de seguirmos firmes na luta pela anistia ampla dos presos do 8 de janeiro.

Não há mais como tolerar essa justiça de exceção, essa maldade institucionalizada. A oposição está unida, vigilante e determinada. Essa decisão não nos intimida — ela nos fortalece.

Anistia Já!

Deputado Federal Zucco (PL-RS)

Líder da Oposição na
Câmara dos Deputados

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos