ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Audiência Pública propõe Securitização como solução para Crise no Agro Gaúcho

Audiência Pública propõe Securitização como solução para Crise no Agro Gaúcho

A situação crítica do Agro Gaúcho gravemente impactado por eventos climáticos extremos, como estiagens e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos três anos, foi tema de discussão na terça-feira (22), na Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados da Câmara dos Deputados. A Audiência Pública proposta pelo deputado federal Afonso Hamm teve como pauta principal buscar soluções do governo federal para recuperar o setor rural. A principal medida reivindicada pelos agricultores é a Securitização das dívidas dos produtores rurais como um mecanismo vital para injetar recursos no setor, permitindo que os produtores retomem suas atividades.
A audiência reuniu produtores rurais de diversos municípios gaúchos, representantes do SOS Agro, deputados federais e estaduais, o senador Luís Carlos Heinze, prefeitos, vereadores, representantes de entidades e do Governo Federal e do Rio Grande do Sul.
O deputado federal Afonso Hamm, que conduziu a reunião, comentou que o setor precisa ser socorrido e a audiência pública é justamente para dar voz a quem está sofrendo com a falta de capacidade de seguir produzindo devido aos endividamentos. “Não vamos perder a esperança. Nós vamos precisar do governo. Se o governo não nos ajudar, nós não saímos dessa. Por isso, espero que o governo se sensibilize para anunciar propostas para que os produtores consigam amenizar a crise no campo e que tem reflexos na cidade e seguir produzindo, gerando alimentos, renda e emprego em todo país”, conclama Hamm ao salientar que nesta semana o setor dará sequência as reuniões com os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro e da Fazenda, Fernando Haddad.
Já estão tramitando no Congresso Nacional dois projetos que tratam da securitização das dívidas rurais. Afonso Hamm, que tem liderado diversas ações em busca de solução, está pleiteando a relatoria do projeto na Câmara dos Deputados.
A audiência também abordou a necessidade urgente da renegociação das dívidas, da prorrogação dos prazos de financiamento e melhorias no ProAgro. O tom das manifestações ficou por conta de que o setor precisa com urgência de apoio governamental. Nos últimos sete anos, o estado já passou por cinco secas e duas enchentes, a maior delas em 2024, atingindo 90% do território gaúcho.
Manifestações
As explanações ficaram a cargo do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que expressou profunda preocupação com a situação do Rio Grande do Sul, destacando a necessidade urgente de ações do governo federal para mitigar os impactos das recentes enchentes e impulsionar o desenvolvimento do estado.
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira falou que as perdas na produção agrícola do estado entre 2020 e 2024 já totalizam 50 milhões de toneladas de grãos, o que representa um prejuízo direto de R$ 106,6 bilhões para os produtores gaúchos. “A inadimplência dos produtores gaúchos é aa menor do Brasil (4,3%). Esse dado demonstra a intenção dos produtores do Rio Grande do Sul de pagar suas dívidas. Não estamos pedindo esmola, estamos aqui pedindo uma solução”, enfatiza.
A reunião teve a presença de deputados federais de outros Estados, como o presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) que manifestou solidariedade aos produtores rurais do estado, destacando a gravidade da crise e a necessidade urgente de apoio do parlamento para evitar a falência do agronegócio no estado. “O segmento do Agro tem quase 30 milhões de carteira registrada e é o setor que defendemos e que produz alimentos”, observa.
As manifestações dos produtores que estavam presentes foram marcadas por emoção. A produtora rural Luciane Agazzi disse que o produtor segue fazendo suas dívidas para continuar plantando. “No momento em que esse produtor decidir simplesmente, em um paiol ou em algum lugar, enfiar uma corda no pescoço e terminar com a própria vida, saibam que ele precisava da ajuda dos senhores”, alertou a produtora que também relata que a securitização das dívidas é a única solução e precisa incluir os negativados.
As abordagens também ficaram a cargo da representante do Movimento SOS Agro, Graziele Camargo. Ela salienta que nesse momento os produtores rurais precisam que governo federal atenda o apelo dos produtores no sentido de resolver o endividamento para seguirem produzindo e tendo capacidade de pagamento e investimento.
As falas também foram compostas pelos representantes do governo estadual: Secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RGS, Edivilson Brum. Além de representantes do governo federal: do Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fetag/RS, Banco Central, entre outras entidades.

 

 

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.