O professor Leonardo Lassave retornou aos trabalhos na Escola Municipal Abreu Fialho, sendo acolhido com cartazes de boas-vindas e aplausos dos pais, alunos e colegas. A volta de Lassave é uma das partes do final feliz de um imbróglio, ocorrido com o remanejamento de professores, que terá seu final com a recondução do professor Bruno Cardoso para a escola Célia Irulegui, também reclamado pela comunidade escolar daquele local.
Rita de Cássia Dias, do Conselho de Pais e Mestres da Escola Abreu Fialho, destacou que a receptividade foi uma pequena homenagem feita ao professor. “Pequena, mas feita com muito carinho pela escola toda”, ressaltou ela. O professor se manifestou agradecendo a todos. “É um verdadeiro prazer saber que pude contar com a força da comunidade escolar que me apoiou sem hesitar. Obrigado por mostrarem que há quem valorize um trabalho genuíno”, disse ele. O professor ressaltou ainda que é hora de aproveitar a oportunidade para ensinar também sobre resiliência e “transformar esse retorno em algo ainda mais significativo”.
Na escola Célia Irulegui, será a vez da reintegração do professor Bruno Cardoso, também pedido pela comunidade local. A diretora da escola, Caren Couto, preferiu não se manifestar sobre o assunto, assim como o próprio professor. Este, porém, ressaltou que agradece a todos que se manifestaram para que ele pudesse continuar no Célia, que era sua principal opção.
A Secretária de Educação, Sandra Pontes, comentou que teve diálogos muito tranquilos com todos os professores envolvidos – lembrando, também, que na situação existia o remanejamento de um terceiro professor, Tiago Torbes – e agradeceu que tudo pudesse ter sido ajustado de maneira a contemplar todas as necessidades pessoais e comunidades envolvidas.