qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Arte em família que leva cor aos céus

Artesã de Sant’Ana do Livramento confecciona aproximadamente 300 pandorgas por temporada
Foto : Rafaelli Almeida

 

Há quatro anos, a moradora de Sant’Ana do Livramento, Cleuza Benites Silva, dedica-se à produção artesanal de pandorgas, mantendo viva uma tradição que encanta gerações. Com o apoio do marido e da nora, Cleuza vem transformando a garagem de sua casa em um verdadeiro ateliê, onde mais de 300 pandorgas são confeccionadas, anualmente, especialmente para a Semana Santa.
Em entrevista ao jornal A Plateia, ela revelou o sentimento de satisfação em ver sua arte ganhar os céus da cidade. “É muito gratificante levar alegria para as famílias e poder colorir o céu de Livramento com algo feito com tanto carinho”, destacou.
A produção envolve toda a família. Seu marido é o responsável pela montagem da estrutura das pandorgas, enquanto ela e a nora cuidam da parte criativa e da decoração. Cada peça é feita de forma única, com atenção aos detalhes e toques de originalidade.
As pandorgas são expostas e comercializadas na própria garagem da residência da artesã, na Av. Dom Pedro II, nº 1654, que se tornou ponto de referência para quem busca uma lembrança carregada de tradição e afeto.
Cleuza Silva representa o espírito comunitário e a valorização da cultura local, unindo gerações por meio de uma arte simples, mas cheia de significado.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos