qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Invest RS falam de inovação no South Summit Brazil

Inovação foi apresentada a partir do Plano De Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS
POR RENATA DA SILVA SPANHOL / ASCOM SEDEC

Com a palestra “A inovação tecnológica no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável” o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, subiu ao palco RS Innovation para falar da inovação como um dos fundamentos para alavancar a economia do Estado. A apresentação aconteceu durante o South Summit Brazil 2025, evento do qual o governo do RS é correalizador, nesta sexta-feira (11/4). O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki também participou do painel.

Polo iniciou sua fala apresentando o Plano De Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, destacando que ele foi feito de forma aberta, com a colaboração da sociedade gaúcha, do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, liderado pela Sedec, mas com a participação de outras pastas, que estão conectadas com seu conteúdo. Também foi ressaltado que este é um plano de Estado, não de governo, e que serve de guia para alavancar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. O secretário pontuou os cinco habilitadores que o compõe – capital humano, ambiente de negócios, inovação, infraestrutura e recursos naturais. Também faz parte do Plano o mapeamento das potencialidades e oportunidades do Estado.

O titular da Sedec explicou como a inovação está sendo trabalhada para converter essa prioridade estratégica do Plano em riqueza e desenvolvimento. Ações como criar e implementar do programa de IA no RS, consolidar clusters inovadores de AgroTech e HealthTech, aprimorar os mecanismos de financiamento contínuo e de avaliação e fortalecer programas de adoção de inovações produtivas são alguns das iniciativas do governo do Estado.

Polo destacou o programa RS Talentos, lançado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) durante o South Summit Brazil. Com investimento total de R$ 21 milhões, a iniciativa disponibilizará 400 bolsas de estudos, via edital, em engenharias e cursos afins em universidades públicas e comunitárias a partir do segundo semestre deste ano, com o objetivo de atrair e reter talentos no Estado.

Prikladnicki explicou com a Invest RS trabalha para que o Plano saia do papel e como se organiza para buscar novos investimentos para o Estado e para promover os produtos gaúchos no mercado internacional. O presidente da agência ressaltou a importância de ter informações precisas para desenvolver ações mais eficientes. “A gente acredita muito no trabalho focado em dados e temos construído um painel com informações do RS, não só para que quem queira investir conheça melhor o Estado, mas também para nós mesmos”, disse.

O presidente da Invest RS encerrou sua fala dizendo: “atrair investimentos não é só atrair empresas. É atrair visitantes, moradores, atrair gente para trabalhar, tudo tomando medidas para tornar o RS um local melhor para investir, visitar e morar”.

Polo reforçou que trabalho da agência na prospecção de novos negócios é feito de forma totalmente integrada com a Sedec e com outras secretarias do governo, trabalhando em conjunto e com processos modernos para que para os empreendimentos tenham a maior rapidez na implementação.

Apesar de tudo o que passamos, estamos muito animados com o futuro do Estado. Além dos novos investimentos, estamos conseguindo trazer de volta empresas que saíram do RS por alguma razão. O Estado está aberto, com uma visão inovadora de desenvolvimento, boa segurança, educação, infraestrutura e bom ambiente de negócios”, finalizou.

Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil (SSB) 2025:

Programação de sexta-feira (11/4)

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo