dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

O que podemos esperar do outono 2025

Após um verão quente, a previsão é de um outono diferente de 2024, onde uma catástrofe atingiu o Rio Grande do Sul
Imagem ilustrativa

O outono começou oficialmente hoje, quinta-feira (20), às 6h01, com 15 °C em Sant’Ana do Livramento, marcando o fim do verão e o início de uma estação de transição. O outono é conhecido por trazer temperaturas agradáveis, equilibrando o calor do verão com o frescor do frio que se aproxima. Neste ano, no entanto, a estação iniciou sem o cenário climático influenciado pelos fenômenos El Niño ou La Niña, como ocorria em temporadas passadas.

 

Segundo a MetSul Meteorologia, a análise dos dados mostra que o padrão atmosférico deste ano é muito distinto ao do outono de 2024, que foi marcado por catástrofes no Rio Grande do Sul. No entanto, a estação deste ano promete trazer uma quantidade de chuva abaixo da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil, com algumas áreas, especialmente no Sul do país, registrando precipitações bem abaixo do esperado.

 

No Rio Grande do Sul, o grande déficit de precipitação acumulado ao longo do verão ainda não será normalizado rapidamente, o que levou mais de 200 municípios à decretação de emergência devido à seca. A escassez de chuvas preocupa ainda a produção agrícola, que pode sofrer perdas caso a seca persista.

 

Em relação ao frio, a previsão é de que o outono de 2025 traga episódios de frio pontuais, mas sem grandes períodos de temperaturas extremas ou geadas severas. A tendência é de que os dias se alternem entre calor e frio, com as noites sendo mais frescas. Esse contraste térmico pode resultar em rajadas de vento fortes, superando os 100 km/h em algumas regiões. As correntes de jato de baixos níveis, fenômenos que causam ventos fortes e quentes, devem ser mais intensas horas antes da mudança do tempo, especialmente na região de Santa Maria e nos litorais do Sul e Sudeste do Brasil.

Informações fornecidas pela MetSul Meteorologia.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada