seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Luz para Todos: Fórum de Energia

A experiência do Luz para Todos e a Internacionalização das Ações de Universalização de Energia foi tema de um dos paineis do Fórum de Transição Energética Justa e Inclusiva, promovido pela Escola da Energia em novembro de 2024 no auditório da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, em Brasília. Vale conferir esse trecho de uma das apresentações do evento.

Com 30 anos de experiência no setor energético, João Nunes Ramis é engenheiro eletricista especialista em energia renovável e infraestrutura elétrica. No Fórum, Ramis vai compartilhar a experiência como Diretor Nacional de Políticas Sociais e Universalização ao Acesso da Energia Elétrica – Programa Luz para Todos, quando dirigiu e coordenou a elaboração e a implantação do Programa Luz para Todos no País, criando os comitês gestores regionais e estaduais.

Com foco na Agenda 2030 da ONU e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 7, que visa “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos”, o evento reuniu especialistas, formuladores de políticas públicas, representantes da indústria e da sociedade civil para debater uma transição energética inclusiva e sustentável.

Hoje, cerca de 733 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso à eletricidade, enquanto 2,4 bilhões cozinham usando combustíveis prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. No ritmo atual, 670 milhões de pessoas permanecerão sem eletricidade até 2030. A transição para uma matriz energética mais limpa precisa ser econômica e socialmente justa, garantindo acesso à energia sustentável para todos, em todas as regiões.

O Fórum foi gratuito, em formato híbrido e o evento está disponível no YouTube da Escola da Energia.

CONFIRA O VÍDEO AQUI

Ingresaron a la casa de una familia riverense y le hurtaron la bicicleta eléctrica

La inseguridad está “latente” en la frontera Santana Do Livramento (Brasil) – Rivera (Uruguay). En esta ocasión el hecho delictivo se registró en una casa ubicada sobre calle Angelo Melli, en la zona de barrio Fluminense en Santana Do Livramento, en la cual habita una familia uruguaya, a la cual ingresaron delincuentes y hurtaron una bicicleta electrica modelo Eaggo 2.0.

Vídeo: Zucco denuncia suposta “manobra do governo”

O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), gravou um vídeo denunciando a manobra do governo, que liberou R$ 3,2 bilhões em emendas na sexta-feira, justamente na semana que antecede a discussão do projeto da Anistia, prevista para a próxima reunião de líderes, na terça-feira. Para Zucco, é uma clara tentativa de comprar apoio e calar vozes contrárias, somada às