sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vereadora Eva cobra ação da Comissão de Ética contra vereador Sargento Doze e recebe apoio de Melado

Vereadora Eva Coelho (PDT) (Foto:Matias Moura/AP)

Durante a sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (12), a vereadora Eva Coelho (PL) cobrou uma ação da Comissão de Ética em relação às atitudes do vereador Sargento Doze (Podemos). Segundo Eva, o parlamentar estaria direcionando suas ações para fiscalizar o trabalho dos demais vereadores, em vez de focar no próprio mandato.

A fala da vereadora ocorreu após Sargento Doze publicar nas redes sociais um pedido para que cidadãos encaminhassem provas de eventuais promessas de facilitação na inscrição para o programa Minha Casa, Minha Vida. O vereador solicitou prints de conversas ou recibos de pagamento de quem tivesse realizado cadastros em gabinetes parlamentares ou comitês de campanha.

Eva criticou a postura de Doze e defendeu a regularidade do seu trabalho no cadastramento de interessados no programa habitacional. “A gente tem que fazer o Conselho de Ética funcionar. Temos vereador aqui que, ao invés de cuidar do seu mandato, fica cuidando do mandato de cada vereador”, declarou.

A vereadora também mencionou que as informações coletadas em seu gabinete foram enviadas à Prefeitura, que estava desenvolvendo um projeto habitacional para a região da Simón Bolívar. Ela ainda afirmou que Doze estaria ameaçando processar outros parlamentares por meio das redes sociais. “Eu espero que essa Casa tome uma séria medida. Quero o Conselho de Ética já para esse cara e conto com os nobres pares”, afirmou.

O vereador Melado (Republicanos) manifestou apoio à colega e defendeu que a Comissão de Ética avalie a situação. “Eva, vai fundo, tem meu apoio”, declarou.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e