dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

INSS volta a exigir prova de vida em 2025

Atualmente, INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos
arquivo/AP

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida no ano de 2025, para a manutenção do pagamento de benefícios deste ano.

O MPS (Ministério da Previdência Social) retorna a obrigatoriedade do serviço após expirar a portaria que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário até o dia 31 de dezembro de 2024.

A prova de vida é realizada anualmente pelo INSS, para comprovar que o beneficiário está vivo, através de uma consulta de dados cruzados de outros órgãos públicos federais.

Novas regras para 2025;

  • O prazo será estendido: o beneficiário terá até 10 meses após a data do último aniversário para realizar a prova de vida registrada em bases de dados públicos.
  • Notificação Antecipada: O INSS irá notificar os beneficiários que não tiverem dados atualizados na base de dados.
  • Automatização Prioritária: o INSS irá priorizar dados atualizados como carteira de vacinação e uso de serviços públicos.

A prova de vida poderá ser realizada de forma presencial em instituições bancárias ou no site Oficial do GOV.BR, além disso, o beneficiário poderá acessar o aplicativo MEU INSS ou realizar contato com a Central de Atendimento telefônico 135 para fazer a consulta da data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada