ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Secretário afirma que em 30 dias haverá uma nova ponte no local do acidente

Na tarde de quarta-feira (08), um caminhão capotou após cair da ponte da Capivara
O secretário Municipal de Agricultura, Edu Gutebier. (Foto: Arquivo/AP)

Na manhã da quinta (09), o Secretário Municipal de Agricultura Edu Gutebier concedeu uma entrevista para o “Jornal de Manhã”, da rádio RCC FM, para atualizar a situação das pontes na zona rural em Sant’Ana do Livramento. Ele comentou sobre o acidente envolvendo um caminhão de uma empresa terceirizada na ponte da Capivara, na região do Cerro dos Munhoz.
O secretário contou que existia um desvio na lateral da ponte, porém este desvio não estava sinalizado.
Segundo Edu, as equipes da SMAPA foram acionadas na manhã de quinta-feira, para realizar a devida manutenção no local. Ele afirmou que existem 23 pontes de madeira no município, e que as manutenções são realizadas de 4 a 6 meses. Gutebier definiu o prazo de 30 dias para que, a ponte que cedeu, seja reformada.
Após ser questionado sobre a segurança das demais pontes, o secretário afirmou que 90% delas têm risco, pois não há mão de obra e matéria-prima suficiente para dar conta da demanda. “As vigas de madeira das pontes são de grande porte e não temos matéria-prima disponível para isso”, disse.
O secretário reconheceu que foi um erro da Prefeitura não sinalizar corretamente o local onde aconteceu o fato, e afirmou que a prefeita está aguardando verbas para fazer novas pontes, mas ainda sem prazo certo.
Durante a entrevista, ouvintes da RCC FM questionaram as condições da ponte da barragem do Cerro dos Munhoz, alegando que existem riscos. O secretário em resposta diz que já foi realizada a avaliação do local e até quarta da próxima semana serão realizados ajustes na ponte.

EXCLUSIVO – Brasileira morta em atropelamento no Canadá é filha e neta de santanenses

A brasileira Kira Salim, morta em um atropelamento durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no último domingo (27), é filha de José Martins Salim, natural de Sant’Ana do Livramento, e Sandra Ganapol, de Buenos Aires, Argentina. Seu nome de nascimento era Clara Ganapol Salim, mas recentemente usava assinatura de Kira Salim. Ela tinha 34 anos e vivia