qui, 19 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Brilho no céu intriga moradores do sul do Brasil e Uruguai

A noite de segunda-feira foi marcada por um espetáculo luminoso que cruzou o céu do sul do Brasil e do Uruguai, deixando muitos moradores intrigados. Por volta das 21h, um objeto brilhante moveu-se na direção noroeste-sudoeste, chamando a atenção de quem observava o firmamento.

De acordo com o Dr. Carlos Fernando Jung, do Observatório Hellerjung, localizado na cidade de Taquara (RS), o fenômeno se deu pelo lançamento dos satélites Starlink G6-71. “O que as pessoas viram foi, na verdade, um grupo de satélites ainda muito próximos, o que a olho nu dava a impressão de ser um único objeto luminoso”, explica o especialista.

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, realizou o lançamento da 220ª remessa de 24 satélites de internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou da Flórida, nos Estados Unidos, e colocou os satélites em órbita terrestre.

“É comum que após lançamentos como esse, os satélites sejam vistos cruzando o céu por alguns dias, enquanto se dispersam para suas posições finais”, comenta Jung. O astrônomo ressalta a importância de eventos como este para popularizar a astronomia e despertar o interesse da população pela ciência.

O Observatório Hellerjung

O Observatório Hellerjung é uma referência em astronomia no sul do Brasil. Fundado em 2004, o observatório realiza pesquisas, oferece cursos e atividades de divulgação científica, além de ser um ponto de encontro para astrônomos amadores e profissionais.

Observatório Hellerjung
https://hellerjung.com/

Marcelo Pinto
DRT: 0021254/RS

Temporal causa danos e impacta funcionamento do bloco cirúrgico da Santa Casa de Livramento

  A equipe da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento divulgou, nesta quarta-feira (18), os danos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na última segunda-feira (16). O relato foi feito pela responsável pela instituição, Leda Marisa, que detalhou os principais problemas enfrentados desde então. Segundo Leda, as chuvas intensas, acompanhadas de granizo, provocaram diversos estragos na