ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Engenheiro Leandro Soares é nomeado Diretor Operacional do DAE

Ele já atua há oito anos como servidor da Autaquia
Diretor de Planejamento Bruno Machado, diretora-presidente Izabel Alvarez e diretor operacional Leandro Soares (Foto:Yuri Cardoso/AP)

O Departamento de Água e Esgotos (DAE) de Sant’Ana do Livramento conta com um novo diretor operacional. O engenheiro mecânico Leandro Soares, que já atua na autarquia há oito anos, foi nomeado para o cargo esta semana. Ele assume a posição no lugar da diretora-presidente Izabel Alvarez, que acumulava os dois cargos até o momento.

Leandro Soares destaca que, com a nova função, terá mais tranquilidade para continuar o trabalho que já vinha desenvolvendo na autarquia, principalmente nas áreas de controle de consumo, controle de perdas e consumo de energia. “A expectativa é que eu consiga trabalhar com mais tranquilidade ainda em relação ao trabalho que já vinha fazendo”, afirmou.

O engenheiro ressaltou a importância de garantir a estabilidade do sistema de água e esgoto da cidade, especialmente considerando os desafios que se aproximam. “Os próximos anos serão decisivos para cumprirmos o Marco Regulatório do saneamento, e estou com uma expectativa enorme para atingirmos nossos objetivos, como colocar as estações de tratamento de esgoto em funcionamento”, explicou.

A nomeação de Leandro Soares foi recebida com aprovação por parte da diretora-presidente Izabel Alvarez, que, ao comentar a escolha, ressaltou a formação técnica do novo diretor. “A decisão da prefeita Ana Tarouco de nomear um engenheiro de automação como Diretor Operacional demonstra uma escolha estratégica. O Engenheiro Leandro possui formação técnica sólida, especialmente nas áreas de captação de água, bombas, vazão, telemetria, entre outras. Ele está capacitado para entender profundamente os processos operacionais do DAE, o que é fundamental para identificar melhorias, resolver problemas e implementar soluções eficazes”, afirmou Izabel.

Com a nomeação, Leandro Soares assume uma posição crucial para garantir a continuidade das obras e serviços relacionados ao abastecimento de água e tratamento de esgoto da cidade. Dentre suas atribuições estão coordenar e executar atividades nos diversos setores do DAE, exercer a direção técnica de projetos e atividades relacionadas à captação, adução, tratamento e distribuição de água, bem como a ampliação e manutenção dos sistemas de esgoto.

Aos 7 anos de experiência como pesquisador no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, Leandro traz consigo um vasto conhecimento que, segundo ele, contribuirá para os avanços necessários no setor. “Me sinto muito confiante em relação a este cargo, já conhecendo bem a forma de trabalho e com uma afinidade bastante grande com a diretoria, sabendo onde a gente quer chegar”, completou.

Na edição impressa do Jornal A Plateia do próximo fim de semana apresentaremos aos leitores o Centro de Controle Operacional (CCO) do DAE, espaço que também está sendo coordenado por Leandro.

Audiência Pública sobre Causa Animal é cancelada

A audiência pública “Desafio e Soluções para a Causa Animal”, que estava agendada para esta terça-feira, 17 de junho de 2025, às 19h, na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, foi cancelada. O motivo, conforme comunicado oficial, foi o forte temporal que atingiu a cidade e os consequentes danos causados ao plenário da Casa Legislativa. O evento, uma iniciativa

Câmara aprova urgência de projeto do líder da Oposição para derrubar aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (16), o requerimento de urgência apresentado pelo líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), para a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 314/2025) que susta o aumento do IOF editado pelo governo federal. A urgência foi aprovada com ampla maioria: 346 votos favoráveis, 97 contrários e apenas 1 deputado ausente