seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

59% dos brasileiros que vão usar o 13º Salário planejam quitar dívidas ou pagar contas básicas, revela pesquisa da Serasa

⦁ Levantamento especial de fim de ano tenta captar intenções de uso do 13º.
⦁ 31% dos entrevistados projetam “pagar dívidas” e outros 28% asseguram que vão usar o valor extra para contas básicas (água, luz ou gás).
⦁ 66% dos brasileiros planejam com antecedência o uso do dinheiro extra.
⦁ Entre os que projetam guardar o dinheiro, 9% pretendem usar na compra de imóvel e 8% vão reservar para comprar um carro.
⦁ 19% pretendem deixar parte do 13º para as contas do novo ano, como IPVA, IPTU e matrícula escolar.
⦁ Só 23% afirmam que 13º será usado para apreciar as férias.
⦁ Consumidores podem aproveitar o pagamento para quitar pendências com descontos de até 99% no mutirão Serasa Limpa Nome.
⦁ Na Região Sul, 39,7% dos entrevistados disseram que pretendem guardar a maior parte do 13º salário.

Dezembro de 2024 – Com prazo para pagamento da última parcela do 13º marcado para 20 de dezembro, a maior parte dos brasileiros já se programou para utilizar o dinheiro neste fim de ano. Pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revela que 66% dos consumidores planejam com antecedência como aproveitar o valor recebido.

Segundo o levantamento, 81% dos trabalhadores afirmam que pretendem gastar o valor total do 13º ou parte dele. O principal motivo apontado é quitar as dívidas (31%), pagar contas básicas de água, luz ou gás (28%) ou usar para viagens de férias (23%).

“A chegada do 13º Salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, comenta Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “Com organização e controle, o valor extra pode representar um respiro financeiro e a oportunidade para se livrar das pendências antes de o ano acabar”.

 

Região Sul

Ao serem questionados sobre o que pretendem fazer com o 13º salário, 39,7% dos entrevistados da Região Sul disseram que pretendem guardar a maior parte e gastar a menor parte. Investimento é a principal escolha para 41, 8% dos entrevistados, enquanto a criação de um fundo de emergência é a segunda opção para 28,5% dos consumidores.

Com a parte do 13º que pretendem gastar, 34,9% dos entrevistados disseram que vão usar em viagem de férias, enquanto outros 26,1% vão usar para pagar contas básicas. Também na Região Sul, 45,6% dos entrevistados apontaram que guardar parte do 13º para pagar as contas de início do ano (IPVA, IPTU, etc) é a melhor alternativa.

Além dos gastos imediatos ou necessários, parte dos brasileiros pretendem poupar o benefício. Entre os entrevistados, 19% declararam que planejam guardar integralmente o 13º salário. Desses, 38% têm intenção de investir o valor, enquanto 29% pretendem usá-lo para criar um fundo de emergência e 21% para compor a poupança.

Chance de limpar o nome
Com recorde de negociação de dívidas registradas em novembro, a Serasa e a Febraban estenderam os benefícios do Feirão Limpa Nome até 20 de dezembro – mesma data do prazo final para pagamento da segunda parcela do 13º. Com mais de 1 mil empresas parceiras, consumidores podem quitar suas pendências com diversos segmentos, como bancos e cartões de crédito, empresas de telecomunicação, varejo, concessionárias de contas básicas e mais. Confira os canais oficiais:

⦁ Site: ⦁ http://www.serasalimpanome.com.br
⦁ App Serasa no Google Play e App Store
⦁ Agências dos Correios de todo o Brasil

Informações à imprensa
[email protected]

Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

 

Por Deputado Zucco – Zucco visita governador de SC, entrega camisa do Grêmio e revela o segredo por trás do sucesso do estado

  O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, esteve em Santa Catarina em uma agenda intensa de reuniões para conhecer as boas práticas de gestão implementadas pelo governador Jorginho Mello (PL). O mote da visita foi justamente buscar ideias e propostas que possam ser aplicadas ao Rio Grande do Sul,

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do