qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Bancada do PL requer cancelamento de outorga de Medalha do Mérito Farroupilha a líder do MST

Em requerimento protocolado na manhã desta segunda-feira (09/11), a Bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa RS solicitou que a Mesa Diretora rediscuta e cancele a concessão da mais alta honraria da Casa, a Medalha do Mérito Farroupilha, a João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O pedido da bancada se fundamenta no grande número de manifestações contrárias recebidas dos mais diversos segmentos da sociedade gaúcha, que apontam preocupação, insatisfação e revolta com a homenagem ao líder de um movimento que age de forma criminosa. Além disso, na última semana, duas propriedades rurais no sul do estado foram invadidas pelo MST e esses episódios reforçam a necessidade de reanalisar a decisão previamente tomada pela Mesa Diretora.

Para Rodrigo Lorenzoni, líder da bancada, “o PL tem compromisso com a defesa do direito de propriedade, pilar fundamental do Estado Democrático de Direito e o Parlamento gaúcho deve manter uma postura coerente com os valores que defende. O que a sociedade espera e anseia é o cancelamento da nossa maior honraria ao líder desse movimento que tem histórico de ilegalidades e crimes”.

Conforme o requerimento, a rediscussão sobre a concessão da Medalha do Mérito Legislativo a João Pedro Stédile deve ser incluída extraordinariamente na pauta da reunião da Mesa Diretora desta terça-feira (10/11).

Foto Rodrigo Savedra

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são