ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Tribunal suspende pagamento do “13º do Vale-Alimentação” aos servidores de Sant’Ana do Livramento

Prefeitura tem 30 dias para se manifestar e tentar reverter a decisão
Tribunal de Contas do RS (Foto: Gaúcha ZH)

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) determinou a suspensão do pagamento em dobro do vale-alimentação dos servidores municipais de Sant’Ana do Livramento. A decisão foi tomada nesta semana, em resposta a um processo de tutela de urgência que apura possíveis irregularidades no decreto que concedia o benefício a categoria.

A medida previa o reajuste do vale-alimentação para R$ 678,73 a partir de outubro de 2024, com um benefício adicional no mês de dezembro, quando os servidores receberiam o dobro desse valor. No entanto, o Tribunal considerou que a concessão do chamado “13º do Vale-Alimentação” não possui base legal. Segundo a auditoria, o caráter indenizatório do vale, previsto na Lei Municipal nº 7.497/2019, foi alterado de maneira irregular, transformando-o em benefício remuneratório, o que só poderia ser autorizado por lei específica.

Além disso, a decisão levou em conta o impacto financeiro da medida. A parcela extra representaria um custo de R$ 1.619.852,04 aos cofres municipais, beneficiando 2.388 servidores. O Tribunal destacou que, caso a concessão fosse considerada ilegal em uma análise posterior, os servidores poderiam ser obrigados a devolver os valores, gerando transtornos ainda maiores.

O tema foi discutido na sessão desta quarta-feira (04) na Câmara de Vereadores. O vereador Enrique Civeira (PRD) levou o assunto à Tribuna.

Com a decisão do TCE, o Executivo Municipal tem 30 dias para apresentar justificativas e documentação ao Tribunal.

Câmara realiza julgamento do vereador Júlio Doze nesta quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizará na próxima quarta-feira, dia 22, o julgamento que decidirá o futuro político do vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos), investigado em processo administrativo por cinco denúncias apresentadas ao Legislativo. A sessão está marcada para as 8h30 e deverá ser aberta ao público. Na semana passada encerrou-se o prazo para os vereadores

Por Rodrigo Lorenzoni: Pedido de vista do PL impede novamente votação do projeto que extingue taxa do CRLV

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (21), a votação do parecer favorável ao Projeto de Lei 599/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, foi novamente adiada após pedido de vista, desta vez pela bancada do Partido Liberal, que tem se posicionado pela defesa da redução de impostos. O projeto propõe a extinção da taxa de