qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Um legado de coragem: Brigada Militar completa 187 Anos

A Brigada Militar celebra e valoriza o constante desenvolvimento e aprimoramento de suas atividades em conjunto e benefício da comunidade.

Com a missão de proteger a sociedade, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar completa 187 anos de serviço à comunidade.

Sua história começou em 1837, durante a Revolução Farroupilha, quando o presidente Antonio Elzeário de Miranda e Britto, promulgou a Lei Provincial no 7, em 18 de novembro, criando a Força Policial da Província, com 19 oficiais e 344 praças e as atribuições de auxiliar na justiça, manter a ordem e a segurança na capital, nos subúrbios e nas comarcas.

Alguns dos principais conflitos destacados ao longo de sua história são:

  • Guerra do Paraguai (1865): A força Policial foi utilizada para defender o território nacional.
  • Revolta dos Muckers (1874): A Brigada Militar foi enviada para conter um culto religioso em Sapiranga.
  • Revolução Federalista (1893): A Brigada Militar apoiou os chimangos contra os maragatos.
  • Gripe Espanhola (1918): A Brigada Militar ajudou a conter a epidemia em Porto Alegre.

No atual século, durante a pandemia, a Brigada Militar realizou múltiplas ações em combate a propagação do vírus, dentre elas o controle de fronteiras para evitar a entrada de pessoas infectadas no estado, realização de campanhas de conscientização sobre a importância do isolamento social, transporte de pacientes com COVID19 para hospitais, entre outras atividades.

Durante as enchentes que assolaram nosso estado esse ano, a Brigada realizou o trabalho no resgate e evacuação de pessoas ilhadas pelas águas, bem como apoio humanitário, distribuído água, alimentos e medicamentos para as vítimas.

A Brigada Militar é sinônimo de proteção, segurança e compromisso com a comunidade, trabalhando para manter a paz e ordem no Rio Grande do Sul.

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad