qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

TCE-RS debate prioridade da Primeira Infância na elaboração das leis orçamentárias

“A Constituição Federal estabelece como prioridade absoluta o atendimento à criança. Dessa forma, o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul na promoção de eventos sobre a Primeira Infância contribui para sensibilizar os gestores públicos a darem mais atenção a essa temática.” A afirmação foi feita pelo ouvidor do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, durante o evento “Os municípios e a Primeira Infância: Prioridade na elaboração das leis orçamentárias”. A capacitação, que contou com 380 participantes, foi realizada hoje (14), na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.

A iniciativa, promovida pelo TCE-RS, objetivou sensibilizar gestores públicos municipais e estimular a priorização da primeira infância na elaboração das leis orçamentárias.

O Rio Grande do Sul possui 875.452 crianças de zero a seis anos, segundo o Censo do IBGE de 2022. De acordo com a auditora de Controle Externo Juliana Fofonka, destinar recursos para ações voltadas à Primeira Infância é o primeiro passo para suprir as necessidades da área.

Leo Arno Richter, auditor de Controle Externo, destacou que o evento trouxe dicas e ideias práticas para que os prefeitos consigam alinhar os planos municipais da Primeira Infância às peças orçamentárias. “Vale destacar que o orçamento não se resume à proposta e aprovação. Envolve todo o acompanhamento de resultados, reavaliação e transparência”, afirmou.

A diretora de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Marina Fragata, falou sobre a Primeira Infância e as políticas públicas municipais. Antônio Cargnin, do gabinete de Projetos Especiais do vice-governador, também ministro painel com orientações para a elaboração das leis orçamentárias.

Foto: Vinicius Reis.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con