Seu filho está ouvindo bem? Tem atrasos de linguagem ou dificuldades de aprendizado na escola? Três exames simples podem auxiliar a diagnosticar uma série de problemas no sistema auditivo.
São três exames simples e importantes para diagnosticar o problema e para a correta e eficiente intervenção. Entre os principais procedimentos da avaliação audiológica infantil estão a audiometria condicionada, imitanciometria e emissões otoacústicas.
Normalmente, esses exames são solicitados por médicos pediatras e otorrinolaringologistas quando o paciente apresenta sintomas como diminuição de audição, secreção ou dor de ouvido, e atraso de linguagem. Há ainda um terceiro procedimento, a audiometria vocal, para testar a capacidade da criança de responder a estímulos do ambiente. O protocolo da avaliação audiológica infantil é adaptado conforme a idade e o desenvolvimento do paciente. O exame é realizado por fonoaudiólogo habilitado, em uma sala acústica apropriada.
Audiometria vocal: Na avaliação audiológica infantil buscamos observar a capacidade que o paciente tem de discriminar os sons da fala. Para crianças pequenas, além de observar se respondem quando chamados pelo nome, podemos utilizar perguntas e respostas, pedir para apontar partes do corpo ou identificar desenhos. Essa é uma maneira importante de detectar a intensidade que o paciente compreende a fala. O que pode resolver desde problemas de aprendizado, até de socialização.
Imitanciometria: exame indolor e rápido que pode ser realizado desde o primeiro mês de vida. Ele avalia a flacidez ou rigidez da membrana do tímpano, bem como seus reflexos. Analisa também os ossículos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) a pressão da orelha média. É um procedimento muito importante no diagnóstico de otite média e disfunção tubária, principalmente para crianças com infecções de ouvido recorrentes. Também pode ser solicitado como pré-operatório para avaliar a necessidade de uso de tubo de ventilação.
Emissões Otoacústicas: exame simples e indolor e pode ser realizado desde o primeiro dia de vida, com o bebê dormindo ou acordado, porque não depende da resposta do paciente.
Para nós, essa fase é de extrema importância para o cuidado da linguagem e desenvolvimento global. Brincar e cuidar na idade de desenvolvimento é de responsabilidade do adulto.
Reabilita é o caminho para cuidar da sua audição.
Fale com nossa fonoaudióloga Ingrede Pessoa.
Contato : (55) 98441-5186