qui, 21 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

Conheça a história do Departamento de Rivera

O Departamento de Rivera está localizado a noroeste da República Oriental do Uruguai, com uma superfície de 9.370 km² e uma população, segundo o INE (Instituto Nacional de Estadística), de 103.493 habitantes (CENSO 2011).

Seus limites são: ao Norte, a República Federativa do Brasil; ao Leste, o departamento de Cerro Largo; ao Sul, o departamento de Tacuarembó e a Oeste, os departamentos de Artigas e Salto.

Sant’Ana do Livramento é fundada em 1823, e em 1837, o departamento de Paysandú se divide em dois, surgindo o departamento de Tacuarembó (com 25.000km², cuja capital era Villa de San Fructuoso de Tacuarembó, fundada em 1832, por Bernabé Rivera).

Como o governo uruguaio começou a preocupar-se com o avanço de costumes e idioma brasileiro no território nacional, logo após a Guerra Grande, a partir de 1853, começam a se instalar os marcos para sinalizar os limites geográficos. Em 7 de maio de 1862 é criado o Pueblo de Ceballos, em homenagem ao Virrey Pedro de Ceballos, frente ao povo de Sant’Ana do Livramento, e em julho de 1867 passa a ser Pueblo de Rivera, em homenagem ao Coronel Bernabé Rivera.

Em 1° de outubro de 1884, durante a presidência de Máximo Santos, foi promulgada a Lei de Criação do departamento de Rivera, em homenagem ao General Fructuoso Rivera (primeiro Presidente Constitucional da República e fundador do Partido Colorado, setembro de 1836).

Conforme a Constituição de 1830, os departamentos eram administrados por um Conselho Econômico Administrativo. No dia 2 de outubro de 1884, o Poder Executivo nomeou o Coronel José Nemesio Escobar como o primeiro Chefe Político e de Polícia do departamento. Em 24 de outubro de 1894, a Junta Econômica Administrativa se reúne, sendo eleito o sr. Faustino Carámbula como seu primeiro presidente.

Vários chefes políticos e policiais sucederam-se, até que, em 18 de dezembro de 1908, a Lei para a Criação das Intendências foi promulgada em todos os departamentos, de modo que em 19 de janeiro de 1909, o Poder Executivo nomeou o Proc. Agustín Ortega como o primeiro prefeito de Rivera.

Emblema Departamental

O escudo do departamento foi criado pelo Decreto Municipal nº 2.827, de 13 de agosto de 1938, e em 1998 foi criada a Bandeira Departamental, sendo aprovado, pela Diretoria Departamental (Ata nº 31, de 15 de setembro de 1998), o projeto vencedor do concurso, cujas bases foram estabelecidas pela Resolução Municipal nº 1.365, de 30 de abril de 1998.

Allanamientos, droga y detenidos en Rivera

El constante accionar policial no se detiene en la ciudad de Rivera, en el cual en forma diaria las autoridades policiales “combaten” el microtráfico de drogas que se lleva a cabo en la “Frontera de la paz”. En esta oportunidad un nuevo trabajo de inteligencia policial fue llevado adelante por parte de los integrantes de la Dirección de Investigaciones de

Los riverenses de Urubots lograron podio en competencia internacional de robótica en Corea del Sur

El equipo de robótica de la Universidad Tecnológica (UTEC), Urubots, volvió a dejar en alto la bandera uruguaya en competencias internacionales, tras conseguir el primer lugar en un desafío técnico y el tercer puesto en la categoría general de drones, en la FIRA RoboWorld Cup disputada en Daegu, Corea del Sur. Los Urubots, el equipo integrado por estudiantes y docentes

Vereador Doze apresenta defesa à Comissão Processante e nega as acusações da Prefeita

  Mesmo antes de concluído o prazo legal para manifestação, o vereador Júlio Cesar Figueiredo Doze (PODEMOS) apresentou, nessa quarta-feira, 20, sua defesa prévia à Comissão Processante instituída na Câmara de Vereadores para análise da denúncia e pedido de impeachment apresentados contra ele pela delegada Ana Tarouco, prefeita de Sant’Ana do Livramento. A denúncia, protocolada no último dia 21 de