qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Prefeitura nega apoio em manifestação contra Bolsonaro

A organização do evento Mulheres de Santana Contra o Fascismo questionou, na tarde deste domingo (30), a presença de agentes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Sant’Ana do Livramento na passeata em favor do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, do PSL.

Na tarde de sábado (29), o grupo Mulheres de Santana organizou um evento contrário ao presidenciável e, segundo a organização, um ofício foi encaminhado para Secretaria solicitando apoio da Guarda Municipal de Trânsito para o evento que aconteceu no centro de Livramento, mas o pedido foi indeferido. Segundo a organização, a justificativa dada foi de que “a caminhada era de cunho político” e que os guardas de trânsito não podem trabalhar durante o fim de semana por conta de um Decreto Municipal que corta horas extras dos servidores.

Segundo Débora Castro, uma das organizadoras do evento de sábado, o movimento ficou surpreso ao receber a informação do apoio da Secretaria de Trânsito na passeata pró-Bolsonaro. “Ficamos extremamente perplexos com isso”, disse.

“Quarta-feira entramos em contato informando o nosso ato, que gostaríamos de ter a presença dos guardas municipais, porque nossa intenção era subir a rua dos Andradas, como praxe em toda manifestação ou ato, seja religioso ou político.  O inspetor explicou que não seria possível, pois no sábado não há mais efetivo por conta de um decreto municipal que corta as horas extras. Mas que levássemos o oficio que ele faria o possível pra liberar um efetivo. Pois, independente de tudo, vivemos em uma democracia. Da nossa parte estava OK, já estávamos pensando em uma segunda opção que era e foi subir a rua Rivadavia Correa. Na quinta a companheira Sofia levou o ofício (na Secretaria). Na sexta, tivemos a resposta do indeferimento, pois se tratava de uma manifestação de cunho político e a secretaria não poderia participar”, relatou Debora.

Procurado pela Reportagem, o secretário responsável pela Pasta, disse não ter autorizado a escala de guardas municipais em nenhum dos eventos. “E ainda não sei quem autorizou a questão da passeata”, disse Ricardo Dutra. “Não sei se a Brigada Militar, ou alguma outra instituição solicitou apoio, pelo tamanho do movimento, e algum inspetor, o secretário adjunto ou o prefeito liberou. Pode ter ocorrido, pois parece que tinham algumas ruas e linhas de ônibus trancadas”, complementou o secretário.

A Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito Ico Charopen (PDT) também foi procurada. Por mensagem de texto, a Assessoria informou que o secretário “não autorizou apoio em nenhuma das manifestações. Justamente pela questão das dificuldades financeiras e o pagamento de diárias, e não em função do direcionamento político”.

Reprodução/Facebook

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação